A Subsede da CUT Campinas encerrou, na última quarta-feira (04), o quarto módulo do Curso de ORSB (Organização e Representação Sindical de Base), que contou com a participação de dezenas de dirigentes sindicais e assessores de Sindicatos da região, com foco também na Comunicação.
O curso é uma iniciativa conjunta da Secretaria Estadual de Formação da CUT e da Escola Sindical São Paulo, com o objetivo de promover atividades descentralizadas para investir em formação sindical e capacitar os participantes para a luta em defesa dos direitos imediatos e históricos da classe trabalhadora.
A quarta etapa do curso foi ministrada por Deise Capelozza, diretora de Políticas Sociais do Sindgasista, diretora de Formação do Sinergia CUT e integrante da Rede de Formadores da CUT. Ao final do curso, Deise reafirmou a importância do envolvimento de todos para a coleta do abaixo-assinado pela Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP) pela Democratização da Mídia, distribuído aos participantes.
A entrega de certificados aos participantes aconteceu no auditório do Sindpetro Campinas, em um ambiente descontraído que incluiu também uma roda de conversa sobre a importância do curso para a formação de dirigentes e para o futuro da atuação sindical. Todos reafirmaram a importância da Formação e da Comunicação como prioridades da atuação da Subsede Campinas.
A secretária de Comunicação e Cultura do SJSP e dirigente da CUT-SP, Lílian Parise, representou a Central na entrega dos certificados e destacou a necessidade de investir em meios alternativos de comunicação. “Além de exigir a Democratização da Comunicação, o que inclui a regulamentação de artigos da Constituição e a garantia da Internet livre, é preciso que os sindicatos encarem a própria Comunicação como investimento para a conquista da informação que transforma”, destacou.
Durante o encontro, a dirigente do SJSP entregou certificados do Curso de ORSB às jornalistas Fernanda de Freitas, diretora da Regional Campinas, e Ana Paula Pereira, do Coletivo de Comunicação da Subsede da CUT Campinas.
Lílian Parise, secretária de Comunicação do SJSP, entrega diploma à Fernanda de Freitas, diretora da Regional de Campinas da entidade.
Fotos: Subsede CUT Campinas