Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Jornalistas da TV Alesp decretam estado de greve

Jornalistas da TV Alesp decretam estado de greve


alesp

Desde a última sexta-feira (11) os jornalistas e radialistas da TV Alesp decretaram em assembleias próprias o estado de greve. Eles exigem a recontratação de quatro companheiros demitidos, abertura imediata de negociações e estabilidade no emprego por seis meses, período de duração do contrato emergencial firmado com a Fundação para o Desenvolvimento das Artes e da Comunicação (Fundac), que continua prestando serviços à Alesp, uma vez que processo licitatório não foi concluído.

O contrato tem valores e condições inferiores às que existiam anteriormente, o que teria motivado as demissões. Por este motivo, foi protocolado nesta segunda-feira (14) ofício junto às Mesa Diretora da Alesp, ao Colégio de Líderes e a Comissão de Trabalho solicitando reunião urgente com os deputados para tratar da questão da TV Assembleia. A reunião seria realizada entre os Sindicatos dos Jornalistas e Radialistas, a Fundac e a Mesa Diretora da Alesp.

“Desde que a Alesp iniciou o processo de licitação da produção da TV existe um clima de insegurança entre os trabalhadores. No entanto, com assinatura do novo contrato não existem salvaguardas para os jornalistas, que decidiram decretar estado de greve como uma forma de preservar seus empregos e abrir negociação com a Fundac e a Assembleia. Por se tratar de uma situação diferenciada, envolvendo o poder público, a negociação exige um tratamento político, já que a remuneração, ao final, tem origem em recursos públicos”, diz o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, José Augusto Camargo (Guto).

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo