Após uma Campanha Salarial que teve pouco mais de dois meses de duração e contou com significativa participação da categoria em assembleias virtuais, as e os jornalistas do segmento de jornais e revistas da capital concordaram em assinar a Convenção Coletiva de Trabalho do período 2024-2025 com o reajuste pela inflação (3,34%) para todos os salários e aumento real no piso e no valor diário do Vale-Refeição.
Na última segunda-feira, 12 de agosto, dezenas de jornalistas estiveram reunidos em assembleia e consideraram que a Campanha Salarial deste ano representou alguns avanços para a categoria. A maior conquista foi o fim da adoção de faixas salariais para o reajuste pela inflação, prática adotada pelos patrões nos últimos anos que dividiu a categoria e provocou achatamento dos salários das pessoas que estão há mais tempo na carreira.
A valorização do piso salarial, reajustado em 3,84%, foi acompanhada da concordância das empresas em discutir em Comissão Paritária a questão do piso de sete horas (e a prática do “pisinho”, em que as duas horas extras contratuais não são calculadas adequadamente, pagando um salário menor do que seria o correto).
Os valores correspondentes ao retroativo (7,68% para quem recebe o piso, e 6,68% para os demais salários) serão pagos em forma de abono na folha salarial de agosto.
Além disso, os patrões concordaram em praticar um valor diário no Vale-Refeição de R$ 26,50, representando um reajuste acima da inflação, além de se disponibilizarem para discutir esse direito na Comissão Paritária.
De todo o modo, a categoria aprovou que devemos começar a negociar individualmente com as empresas avanços na política do Vale-Refeição, lutando para a sua valorização, para a sua adoção mesmo em locais que contam com refeitórios e também a prática de desconto máximo de 20% do benefício independentemente dos salários.
Portanto, a Convenção Coletiva de Trabalho está assinada, mas a luta continua! Para apoiar o seu Sindicato e fortalecer a nossa categoria, a sua sindicalização é fundamental. Clique aqui e sindicalize-se agora!