Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Jornalistas aprovam Prestação de Contas do SJSP no exercício 2012

Jornalistas aprovam Prestação de Contas do SJSP no exercício 2012


 

 logoreduzido1

 

Na última segunda-feira, dia 27, os jornalistas aprovaram por ampla maioria, em assembleias realizadas em todo o Estado (exceto Bauru, devido as fortes chuvas) as contas do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), referentes ao exercício de 2012. As reuniões aconteceram na Sede e nas Regionais.

Nas assembleias, os participantes receberam boletins apresentando um balanço econômico-financeiro da atual direção, assim como as informações sobre as ações sindicais desenvolvidas pelos dirigentes.

No balanço apresentado aos jornalistas através de um boletim Mural especial (que também está disponível no site www.sjsp.org.br), há uma recuperação financeira da entidade com a amortização de dívidas históricas.

Além da questão econômico-financeira os sindicalizados também puderam conhecer o desempenho da atual direção do SJSP, empossada em abril de 2012, durante as comemorações dos 75 anos de fundação da entidade.

 

Ministério Público do Trabalho 

Através de um pedido do SJSP junto ao Ministério Público do Trabalho várias empresas foram fiscalizadas ao longo do ano passado. O procedimento foi solicitado para a RedeTV!, TV Bandeirantes, Editora Globo, entre outras, em uma ação de combate à pejotização. Recentemente, como resultado dessa ação, a editora Abril foi obrigada a contratar em carteira de trabalho 120 jornalistas que eram PJs.

No final do ano de 2012, a categoria foi surpreendida com o fechamento do Jornal da Tarde e, logo em seguida, pelas “reestruturações” do Brasil Econômico e Estadão. Nesses casos, houve vitórias com garantias de empregos e de melhores indenizações aos demitidos.

Também na Grande São Paulo, Interior e Litoral do Estado, a presença do Sindicato tem sido bastante marcante. Ao longo do ano os dirigentes visitaram redações em Jundiaí, Sorocaba, Marília, Piracicaba, São José do Rio Preto, Mogi das Cruzes, Santos, Ribeirão Preto, Campinas etc. No ano passado, foi decidida a reabertura da Regional do ABCD, o que aconteceu no início deste ano.

Em 2012, foram realizados os Congressos Estadual e Nacional dos Jornalistas, onde se decidiram pela criação das Comissões da Verdade dos Jornalistas.

O SJSP também esteve presente nas lutas pela volta da exigência do Diploma em Jornalismo para o exercício da profissão, que depois de passar em votação histórica no Senado no final de 2011 chegou, em 2012, à Câmara dos Deputados.

Enfim, a presença da direção do SJSP foi efetiva, não somente nas questões da defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores jornalistas, como também nos temas fundamentais para o povo brasileiro.

 

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo