Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Jornalistas aprovam por unanimidade prestação de contas

Jornalistas aprovam por unanimidade prestação de contas


fotoassembleia

Sindicato apresentou aumento no número de sindicalizados e na contribuição sindical


Após a apresentação do balanço anual aos jornalistas através de um boletim Mural especial, foi aprovada por unanimidade a prestação de contas do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo no exercício de 2014. A mesa foi coordenada pelo presidente do SJSP, Paulo Zocchi, pela secretária de Finanças, Cândida Vieira e pelo secretário Geral, André Freire.

Os números apresentados pelo ex-presidente – que dirigiu a entidade no período – José Augusto Camargo (Guto) demonstraram aumento no número de sindicalizados e na contribuição sindical. Esta é a oitava vez consecutiva que a entidade foi superavitária e o valor usado para amortização de dívidas históricas da entidade que, ano a ano, diminuiu.

A direção ressaltou o trabalho de sindicalização e a fiscalização das empresas no pagamento da contribuição sindical que obteve variação de 9,04%, apesar de um ano com muitas demissões e de luta pela manutenção dos empregos.

Entre as questões foi levantada qual a melhor forma de cobrança da mensalidade sindical: proporcional ao salário ou igual para todas as faixas – para que quem ganha menos não seja prejudicado. A proposta ainda será analisada. Atualmente o valor é de R$ 50,00 para a Capital e R$ 29,00 para Interior, Litoral e Grande São Paulo (ABC).

Internet – Em 2014, a direção conseguiu o reconhecimento do trabalho dos jornalistas nos portais de internet. O Sindicato patronal não agregava a produção de conteúdos dos sites e portais como função jornalística. Em 2015, será assinada convenção coletiva entre as entidades e, pela primeira vez, os profissionais farão parte da campanha salarial.

As assembleias para aprovação da pauta de reivindicações da Campanha Salarial de 2015 estão agendadas para o dia 25 de maio. Na Capital, na sede do SJSP, a 1ª sessão ocorre às 11h30 e a 2ª sessão às 19h30. No interior e litoral, na sede das regionais às 11h30.

 

 

Foto André Freire

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo