Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Jornalistas apoiam radialista agredido em Sumaré

Jornalistas apoiam radialista agredido em Sumaré


 

regional camp

 

Os diretores da Regional Campinas, Edna Madalozzo e Agildo Nogueira Junior, participaram do ato em apoio ao radialista José Luiz Foga, agredido durante a sessão da Câmara Municipal de Sumaré no dia 11 de fevereiro. Foga foi à Câmara para acompanhar manifestação popular que cobrava explicações e posicionamento dos vereadores a respeito de projeto de concessão do Departamento de Água e Esgoto (Dae) à iniciativa privada.

Exaltado pela manifestação, o secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Paulo Sciascio Neto, agrediu um dos manifestantes. Nesse momento, Foga ligou sua câmera e começou a documentar a confusão. Foi quando seguranças contratados tentaram impedi-lo de filmar. Como não conseguissem, agarram-no e ameaçaram agredi-lo. A presença de outros manifestantes impediu a consumação da agressão, mas Foga foi arrastado à força para fora da Câmara. Nesse processo, o radialista sofreu um sério corte na perna que necessitou de 15 pontos para estancar o sangramento.

Desde que soube da agressão, o Sindicato dos Jornalistas manifestou inteira solidariedade ao radialista. Na opinião do diretor Agildo, “é inadmissível essa prática contumaz de agressão a profissionais de imprensa durante o exercício da profissão. Foga estava na sessão para trabalhar, ele tem que ser respeitado, independente de concordarem ou não com a opinião que ele vai levar aos seus ouvintes”.

O ato em solidariedade ao radialista foi realizado na entrada da Câmara, no dia 18/02. Aproximadamente 100 manifestantes estavam presentes. Segundo informações do jornal O Liberal, a secretaria Municipal Segurança e Defesa Civil mobilizou todo o efetivo da Guarda Municipal, composto por 25 homens e 08 viaturas. Também foram mobilizados o Corpo de Bombeiros e 15 soldados da Polícia Militar. Tudo isso para evitar a entrada dos manifestantes no plenário da Câmara. José Luiz Foga trabalha na rádio Nova Sumaré, possui uma web-rádio e é diretor do Sindicato dos Radialistas de São Paulo.

 

Texto da Regional Campinas do SJSP

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo