Pular para o conteúdo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Jornalista lança o livro “Santa Clara”

Jornalista lança o livro "Santa Clara"


 

livro santa clara

 

A jornalista Márcia Villaça da Rosa, de 49 anos, acaba de produzir seu último trabalho, uma coletânea de poemas intitulada Santa Clara. O livro, editado por Nelpa Editores, é dividido em três capítulos: A Cartomante, Luar de Agosto e Sala Padre Anchieta. Inspirado na magia cabalística das cartas de tarô, o primeiro capítulo pretende trabalhar com arquétipos sugeridos na vida real por meio de situações trágicas, dramáticas, cômicas e até românticas, na visão de uma poetisa madura e redimida pela artificialidade do cotidiano.

O segundo capítulo, Luar de Agosto, remete a personagens, situações e lugares pela qual a aventureira Márcia percorreu quando morou em países como Bélgica, Portugal e França. Finistière, por exemplo, é um poema que alude a locais situados na Bélgica, como Place des Arts, Église Saint Gudule, Gare du Nord e Gare Midi, percorridos pela autora em sua experiência pelo exterior.

No terceiro capítulo, intitulado Sala Padre Anchieta, a poetisa procura na palavra seu instrumento de transparência e transcendência – por que não fazer da poesia também um ritual espiritualista? Maria Clara ou Santa Clara de Assis, assim como são Francisco de Assis, são relembrados por sua religiosidade e fé.

Santa Clara é assim uma tentativa de posicionamento social e artístico em um momento, segundo a autora, conturbado e difícil tanto politicamente como economicamente.

veja também

relacionadas

mais lidas