Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Jornalista de Araraquara é agredido e não consegue registrar B.O.

Jornalista de Araraquara é agredido e não consegue registrar B.O.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) prestam solidariedade ao jornalista Chico Lourenço, do Jornal da Morada, de Araraquara, agredido por membros da equipe de futebol do Ferroviária S/A, na sexta-feira (4).

Ele havia registrado à distância o atendimento de emergência que uma atleta do clube recebia após passar mal durante um treino da equipe de futebol feminina. A atleta faleceu. Francisco Lourenço foi cercado, ameaçado, agredido com empurrões, teve seu celular arrancado de suas mãos, vasculhado e imagens e vídeos foram apagados.

Tudo foi devidamente registrado à distância em vídeo por outros jornalistas. Veja em: https://www.instagram.com/reel/CkqU36CNzJa/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading

Apesar disso, no domingo, o jornalista tentou registrar Boletim de Ocorrência na Polícia Civil, mas o delegado de plantão não realizou o registro alegando não ver um crime específico.

A Regional de Ribeirão Preto do SJSP está em contato com o profissional, oferecendo apoio e auxílio, inclusive jurídico. O SJSP exige o registro da ocorrência pela delegacia e a rigorosa apuração e responsabilização por esse ataque à liberdade de imprensa e da livre circulação de informações.

 

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo