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Jornais e Revistas da Capital têm negociação na 3ª; Interior, Litoral e Assessoria de Imprensa ainda enrolam

Jornais e Revistas da Capital têm negociação na 3ª; Interior, Litoral e Assessoria de Imprensa ainda enrolam

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Na próxima terça-feira (11), a direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) vai sentar na mesa com o sindicato patronal de Jornais e Revistas da Capital para dar continuidade às negociações da Campanha Salarial de 2013.

Por enquanto, tanto os patrões do Interior e Litoral como os de Assessoria de Imprensa não definiram um calendário para as negociações. Na Capital, elas devem ocorrer sempre às terças-feiras. Já nas primeiras tratativas, já foi garantida a data base da categoria, que é 1º de junho.

Na Campanha Salarial de Jornais e Revistas da Capital, Interior e Litoral de 2013, os jornalistas reivindicam, nas cláusulas econômicas, reposição do índice de inflação do período (INPC), calculada próximo a 7%, mais 3% de aumento real. A categoria vai lutar ainda pelo Piso Estadual Unificado, manutenção do nível de emprego, pagamento de horas extras, fim do acúmulo de funções, combate às demissões, à pejotização, à precarização e ao assédio moral nas redações.


Com o slogan A gente quer muito mais… Em defesa do jornalista e do jornalismo!, a Campanha Salarial deste ano prioriza o combate às demissões, reivindicando que as empresas cumpram a Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho. Empresas como Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Revista Trip, Caros Amigos, entre outras, passam pelo processo de “reestruturação”, que nada mais é do que demissões e excesso de trabalho para os que sobram.

Este ano, a direção do SJSP antecipou a entrega das pautas aos patrões para que eles possam analisar com antecedência as reivindicações e dar respostas em um prazo menor. Mesmo assim, os patrões do Interior e Litoral e Assessoria de Imprensa parecem desconhecer o período de Campanha. Por isso, o SJSP entrou com um instrumento chamado Protesto Judicial para que os empresários participem das negociações.


Condições


Segundo a revista Intermeios, que publica os balanços das empresas de comunicação, desde o ano de 2000, elas apresentam crescimento no faturamento publicitário: 5,03% para o segmento de jornais e 7,11% para revistas. Portanto, elas possuem condições de proporcionar índices compatíveis com os anseios da categoria.

É importante que todos os jornalistas se engajem na Campanha Salarial já que enfrentaremos muita resistência por parte dos empresários, que tradicionalmente alegam dificuldades financeiras para propor índices incompatíveis com os anseios da categoria.

A participação de todos é fundamental, já que somente com a união e mobilização da categoria é que vamos pressionar para garantir direitos e avançar para novas conquistas. Em Defesa do Jornalista e do Jornalismo!

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