Os patrões do segmento de Jornais e Revistas da Capital entraram em contato com o Sindicato dos Jornalistas para marcar a primeira mesa de negociação para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho de Jornais e Revistas da Capital. A reunião acontecerá nesta quarta-feira, 12 de junho, às 12h.
As empresas já têm em mãos o índice inflacionário do período: nesta terça-feira, 11 de junho, o IBGE divulgou a atualização do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) referente a maio deste ano: nos últimos 12 meses, a inflação acumulada no período foi de 3,34%. Como a data-base para a renovação da tem referência no dia 1º de junho, esse é o índice inflacionário que balizará as negociações com os patrões.
No final de março, a categoria se reuniu em assembleia para discutir as principais reivindicações da negociação deste ano. Entre as principais demandas, estão o reajuste salarial pela inflação do período, com aumento real de 3%, além de melhorias significativas no Vale-Refeição, a luta pelo fim dos “pisinhos” e a ampliação de direitos relacionados ao Auxílio-Creche e Licença-Parental.
Ao enviar a Pauta de Reivindicações, o Sindicato dos Jornalistas já indicou às empresas que essas são as principais reivindicações que serão discutidas neste período. Portanto, aguardamos que a primeira mesa de negociação já apresente propostas efetivas dos patrões à categoria, para que seja possível agendarmos assembleia que debaterá a condução desta Campanha Salarial!