Até o dia 4 de agosto de 2021, estudantes de jornalismo de todo o país poderão inscrever propostas de pauta no 13º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. A atividade, idealizada em 2009 pelo Instituto Vladimir Herzog, tem como objetivo oferecer aos estudantes de jornalismo uma oportunidade para o desenvolvimento de um trabalho prático e reflexivo desde o projeto de pauta até a realização de uma reportagem. Os estudantes são estimulados a desenvolver temas que favoreçam o aperfeiçoamento da democracia e da justiça social.
Nesta edição, os trabalhos deverão abordar Pautas para tratar questões do nosso tempo.
As inscrições serão aceitas no site www.jovemjornalista.org.br e o processo permite cadastro de dois a cinco estudantes por grupo. Uma banca julgadora selecionará 10 (dez) propostas de pauta que receberão micro-bolsas no valor de R$1.000,00 (hum mil reais) para a produção das reportagens. As propostas inscritas deverão indicar, obrigatoriamente, um professor-orientador ou uma professora-orientadora vinculados à instituição de ensino dos participantes para o acompanhamento do processo.
A 13ª edição do Prêmio Jovem Jornalista conta com a parceria estratégica da Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, da OBORÉ e da Periferia em Movimento. O patrocínio é da Google.
Seleção
O processo seletivo será realizado em duas etapas. Na primeira será observada a compatibilidade dos trabalhos aos temas estabelecidos no regulamento com avaliação qualitativa das propostas. Na segunda, a Comissão Julgadora escolherá dez propostas de pauta a partir dos critérios de coerência, relevância e exequibilidade. As pautas selecionadas serão anunciadas em 20 de agosto. Antes disso, uma série de quatro lives sobre Jornalismo e Questões do nosso tempo serão realizadas em agosto e abertas a todos os inscritos.
Desenvolvimento da pauta
As equipes selecionadas deverão produzir suas reportagens entre os meses de setembro e novembro de 2021, sob a orientação do professor e de um jornalista mentor indicado pelo Instituto Vladimir Herzog. A matéria final deverá ser entregue até o dia 30 de novembro.
Diplomação
A entrega dos diplomas às equipes vencedoras será no dia 4 de dezembro, durante o encontro de avaliação coletiva realizada em modo remoto.
INFORMAÇÕES, REGULAMENTO E INSCRIÇÕES:
Sobre o Prêmio
O 13º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão é uma iniciativa do Instituto Vladimir Herzog que estimula a apresentação de pautas e o exercício da reportagem entre estudantes de jornalismo de todo o país. Autores das dez melhores pautas terão a oportunidade de contar com o apoio de grandes nomes do jornalismo brasileiro como mentores para a produção das suas matérias. Nesta edição, os trabalhos terão como tema Pautas para tratar questões do nosso tempo. Inscrições abertas até 4 de agosto em www.jovemjornalista.org.br