Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Imprensa livre: pilar da democracia e direito de todos!

Redação - Fenaj

A liberdade de exercício da imprensa, pressuposto do Jornalismo e princípio basilar de sociedades democráticas, é luta obrigatória e permanente da Federação Nacional dos Jornalistas e de seus 31 sindicatos filiados.

É por meio do instrumento da liberdade de imprensa que garantimos a livre expressão dos mais diversos grupos sociais.

Neste dia 3 de maio – Dia Mundial da Liberdade de Imprensa -, ressaltamos o direito ao livre exercício profissional daquelas e daqueles cujo compromisso fundamental é levar informações de interesse público à população.

Não existe liberdade de imprensa e nem exercício de consciência crítica em um ambiente de crescentes violações aos direitos dos jornalistas, onde imperam a desinformação, a mentira e os discursos de ódio.

Além da violência verbal e física, e do assédio judicial, enfrentamos seguidas tentativas de desregulamentação de uma profissão essencial ao conhecimento imediato da realidade e à cidadania.

Por isso, defendemos o diploma específico em Jornalismo como critério de acesso ao registro profissional de Jornalista, para cumprir com competência, responsabilidade e ética a função social conferida pela sociedade.

A aprovação da PEC do Diploma é fundamental para uma imprensa independente, responsável e democrática.

A imprensa livre é um pilar da democracia e um direito humano fundamental. Valorizá-la e defendê-la é dever de toda a sociedade!

Brasília, 3 de maio de 2023

Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo