Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Grupo teatral da CUT apresenta o espetáculo “Janelas”, em São Paulo

Grupo teatral da CUT apresenta o espetáculo “Janelas”, em São Paulo


Peça conta no elenco com trabalhadores da Central e fica em cartaz até final de novembro

O grupo teatral Nóis não Usa Black Tie estreiou no dia 1 o espetáculo “Janelas”, em temporada até 30 de novembro no Espaço Cultural Lélia Abramo, na capital paulista. O grupo é formado por dirigentes e trabalhadores/as da base de sindicatos filiados à CUT, além de funcionários da Central, sob direção de Mauro Schames.

Nesta peça, quatro crônicas se sucedem num edifício numa mesma sexta-feira, em histórias cotidianas que se entrelaçam revelando personagens como o da senhora em celebração a um amigo distante; um senhor, um rapaz e os pássaros; o silêncio de um casal distante; o homem com uma valise de roupas, rosas e bolhas de sabão.

Janelas Aborda as relações humanas considerando questões e direitos sociais que dialogam com as bandeiras defendidas pela CUT, explica o diretor. O espetáculo foi concebido a partir de uma criação coletiva e é resultado de um ano de estudos nos quais os atores e atrizes trouxeram fotos, vídeos e livros como referências para aprofundar os debates.

“São instantes nas quais nos deparamos com várias situações, como os dramas e histórias do dia a dia. A concepção teve foco nos estudos sobre os pecados capitais, mas no sentido geral e não no religioso – nos pecados e virtudes que todos temos”, afirma Schames.

No final da peça, haverá 30 minutos para bate-papo com o público. E após a primeira temporada, que termina no final de novembro, a expectativa é levar o espetáculo a outros espaços, nos sindicatos e federações filiados à Central.

Histórico – O grupo Nóis não Usa Black Tie surgiu em 2010, a partir de um curso, realizado numa parceria entre a CUT e o diretor Celso Frateschi, com o objetivo de estimular a prática teatral como instrumento de formação e expressão democráticas. 

A estreia foi em 2011, no Teatro Ágora, com a peça Esse é seu Problema, baseada nas obras do ativista político inglês Harold Pinter (1930-2008). Também diretor, poeta e roteirista, foi Nobel de Literatura em 2005 e é um dos dramaturgos do chamado Teatro do Absurdo – ao lado de nomes como o do irlandês Samuel Beckett (1906-1989) e o russo Arthur Adamov (1908 –1970), cujas criações, surgidas pós-Segunda Guerra, são marcadas pela solidão, desolação e incomunicabilidade do homem moderno.

SERVIÇO

Janelas
1 a 30 de novembro
Sextas e sábados, às 20h

Espaço Cultural Lélia Abramo 
Rua Carlos Sampaio, 305 – Bela Vista – São Paulo – SP (próximo ao Metrô Brigadeiro)

Entrada franca
Duração: 50 minutos

FICHA TÉCNICA
Direção: Mauro Schames.
Elenco: Nilza de Oliveira, Marcos Amaral, Carolina Maluf, Danielle Agostinho, Mario Ladosky, Marcio Ladeia, Sergio Santos, Wagner Ferreira e Weba Pinheiro
Cenografia e figurino: Clau Carmo. Iluminação: Karine Spuri. Sonoplastia: Mauro Schames
Design Gráfico: Séfora Rios. Fotografia: Ligia Jardim. Vídeo: Marcelo Poveda

Apoio: CUT Nacional, CUT São Paulo, CNTSS, FEM, SINDSEP-SP, APCEF, AFUBESP, SINDPETRO-SP, SINDGASISTA, SINDSAÚDE-SP e Bom Samaritano.

 

Texto: Flaviana Serafim – CUT-SP

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo