Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Gestores perseguem representante dos empregados no Consad

Gestores perseguem representante dos empregados no Consad

Os Sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas do Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro e a Comissão de Empregados da EBC manifestam seu apoio à representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da empresa (Consad), jornalista Kariane Costa, e repudiam a interpelação criminal movida por gestores da EBC contra ela.

Kariane foi acusada, com denúncia feita à Ouvidoria interna da EBC e também com uma interpelação criminal na justiça do Distrito Federal, de difamar e praticar crime contra a honra de gerentes e da diretora de Jornalismo. Após ter recebido relatos de empregados e empregadas de que estariam sofrendo assédio moral, a representante encaminhou o pedido de apuração e investigação aos órgãos internos da empresa.

É de conhecimento público que gestores da Dijor transferiram trabalhadoras e trabalhadores de setor arbitrariamente. As trocas foram feitas sem conversa com os funcionários e, em alguns casos, sem ao menos um aviso prévio. Já as justificativas são contraditórias e inconsistentes com princípios da administração pública.

Há também denúncias de vigilância de redes sociais pessoais de empregados e, inclusive, punições por postagens sem relação com a empresa. Kariane apenas questionou se essas denúncias são verdadeiras e foi surpreendida com acusações de que ela própria estaria difamando os gestores citados.

O simples envio de tal denúncia, assinada por vários chefes, contra a representante dos trabalhadores, já caracteriza mais uma prova do assédio moral que se tornou recorrente dentro da EBC, em especial na Diretoria de Jornalismo. Kariane apenas pedia explicações à diretoria a respeito dos fatos que chegaram ao conhecimento dela, como cabe à sua função de conselheira e empregada da EBC.

Renovação de diretores

Aproveitamos o momento em que é discutida a renovação da Diretoria Executiva da EBC para pedir que Sirlei Batista NÃO SEJA RECONDUZIDA ao cargo na Dijor. Conforme diversas denúncias já feitas pelas entidades representativas dos trabalhadores, sob a gestão de Sirlei aumentaram os episódios de assédio moral na Dijor, bem como se institucionalizou a censura e o governismo nas coberturas jornalísticas, o que é proibido pela lei de criação da EBC (11.652/2008), pelo Código de Ética dos Jornalistas e o da EBC.

Nesse contexto, questionamos também a nomeação de Pedro Marcos Boszczovsk para a Diretoria de Operações, Engenharia e Tecnologia (Dotec), em substituição a Alexandre Henrique Graziani, que não poderia ser reconduzido para novo mandato. Boszczovsk ocupava o cargo de chefe de gabinete da presidência da EBC e seu currículo não atende às exigências da Lei das Estatais para tal nomeação, já que não possui formação na área ou no mínimo notório saber. De acordo com o perfil de Boszczovsk no LinkedIn, o novo diretor tem formação e experiência na área de marketing. Além disso, Graziani foi nomeado como assessor especial da própria Dotec, o que aparenta dar a ele um mandato velado de Diretor.

Pedimos, portanto, que as diretorias da EBC sejam ocupadas por pessoas com competências, formação e experiências compatíveis com os cargos, bem como conheçam e zelem pela missão de comunicação pública para a qual a EBC foi criada.

Sindicatos dos Jornalistas DF, SP e Rio
Sindicatos dos Radialistas, DF, SP e RJ
Comissão de Empregados da EBC

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo