O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), representado pelo secretário adjunto de Interior e Litoral, José Eduardo Souza, retornou à redação da Gazeta de Limeira como havia agendado na primeira visita no mês de maio. A direção do jornal deveria apresentar ao SJSP um relatório sobre a situação dos jornalistas contratados e uma proposta de regularização, uma vez que foram identificadas uma série de irregularidades, dentre elas, a forma de contratação de profissionais como auxiliares de redação e com salário abaixo do piso.
Na ocasião, o relatório não foi apresentado pelo jornal e uma nova data foi estipulada para o dia 6 de agosto. O dirigente deixou claro que se até a nova data não for apresentada uma proposta de solução das irregularidades, o Sindicato solicitará uma fiscalização ao Ministério do Trabalho.
Reunião com jornalistas
Na visita ao jornal, o dirigente também se reuniu com a redação. Além de expor o resultado da reunião com o jornal, também debateu temas relacionados à Campanha Salarial, que tem sido muito difícil este ano. Somente no segundo semestre de julho é que os patrões participaram de uma rodada de negociações, já que o sindicato patronal elegeu nova direção recentemente.
“Os jornalistas fizeram vários questionamentos a respeito dos seus direitos e sobre a Campanha Salarial . Assumi o compromisso de lhes enviar a Convenção Coletiva de Trabalho para possam conhecer melhor seus direitos. Foi uma conversa bem produtiva e que terá continuidade”, afirmou o dirigente.