Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Frentes convocam atos pela redução do preço do gás e da gasolina

Frentes convocam atos pela redução do preço do gás e da gasolina

Pela redução do preço do diesel, da gasolina e do gás de cozinha, pela mudança na política de preços, em defesa da Petrobras como empresa pública, pela saída de Pedro Parente da presidência da companhia e por eleições livres e democráticas, as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo conclamam a população a participar de mobilizações nesta quarta-feira (30).

Reunidas na tarde desta segunda-feira (28) na sede da CUT, as frentes, que representam mais de 100 entidades, entre elas CUT, MST, MTST, CTB, Intersindical, CMP, UNE e Marcha Mundial das Mulheres, entre outras, divulgaram uma nota chamando a população e explicando as razões da manifestação nesta quarta.

“O povo brasileiro está indignado com o alto custo de vida, o valor do gás e do combustível, que já aumentou mais de duzentas vezes em dois anos e exige respostas imediatas.Por isso, apoiamos a luta dos caminhoneiros em greve e dos petroleiros que iniciarão uma greve de advertência de 72h a partir de 0h do dia 30. Nosso apoio se concretiza com solidariedade e luta! Portanto chamamos todas as pessoas a participarem do Dia de Luta em todo o país nesta quarta-feira, dia 30 de Maio”, diz trecho da nota.

Segundo a nota, “a disparada do preço do combustível se deve à política implantada por Michel Temer e Pedro Parente que submetem o nosso país, autossuficiente em petróleo, às variações e interesses do mercado internacional”.

Outro trecho da nota reafirma a defesa da empresa pública e denuncia o ilegítimo: “Temer e sua base atuam para entregar a Petrobras às empresas multinacionais, agravando o problema dos preços do gás e dos combustíveis, nós dizemos que ela é do Brasil. É patrimônio do nosso povo e vamos continuar a defendê-la”.

As frentes também defendem a democracia e são contra qualquer qualquer tipo de repressão.

“É fundamental garantir eleições livres e democráticas com a participação de todas as candidaturas. A única saída dessa crise passa pela retomada da democracia e pela defesa dos direitos do povo, contra todo o tipo de injustiça, violência e repressão”, diz trecho final da nota.

Confira abaixo a íntegra da nota:

QUARTA, 30 DE MAIO É DIA NACIONAL DE LUTA

Pela redução do preço do gás e do combustível, Frentes convocam dia nacional de luta.

O povo brasileiro está indignado com o alto custo de vida, o valor do gás e do combustível, que já foi reajustado mais de duzentas vezes em dois anos e exige respostas imediatas.

Por isso, apoiamos a luta dos caminhoneiros em greve e dos petroleiros que iniciarão uma greve de advertência de 72h a partir de 0h do dia 30.

Nosso apoio se concretiza com solidariedade e luta! Portanto chamamos todas as pessoas a participarem do Dia de Luta em todo o país nesta quarta-feira, dia 30 de Maio.

A disparada do preço do combustível se deve à política implantada por Michel Temer e Pedro Parente que submetem o nosso país, autossuficiente em petróleo, às variações e interesses do mercado internacional.

Enquanto Temer e sua base atuam para entregar a Petrobras às empresas multinacionais, agravando o problema dos preços do gás e dos combustíveis, nós dizemos que ela é do Brasil. É patrimônio do nosso povo e vamos continuar a defendê-la. Por isso, exigimos a saída imediata do presidente da Petrobras Pedro Parente, a mudança na política de preços e o fim de qualquer tentativa de desmonte e privatização.

Está claro que o caos que o nosso país vive é fruto direto da falta de democracia e de um governo ilegítimo que está de costas para o povo. Por isso, mais do que nunca, é fundamental garantir eleições livres e democráticas com a participação de todas as candidaturas. A única saída dessa crise passa pela retomada da democracia e pela defesa dos direitos do povo, contra todo o tipo de injustiça, violência e repressão.

Pela redução do preço do diesel, da gasolina e do gás de cozinha!

Mudança imediata da política de preços dos combustíveis: Fora Parente!

Em defesa da Petrobras estatal, não à privatização!

Fora Temer! Por eleições livres e democráticas!

FRENTE POVO SEM MEDO
FRENTE BRASIL POPULAR

Veja os locais com atos marcados (em atualização):

AMERICANA/SP
17h30, Praça Comendador Muller

ARACAJU/SE
6h, em frente a sede da Petrobras na Rua Acre, 2504

BELO HORIZONTE/MG
Hoje, 29, Ato na Praça Sete

BRASÍLIA
16h, no Gramado em frente a Rodoviária

CAMPINAS/SP
16h, Largo do Rosário

FLORIANÓPOLIS/SC
Hoje, 29, 17h, Panfletagem no TICEN

30 – 15h, Largo da Catedral

GOIÂNIA/GO
17h, Protesto na BR 153 no Posto Capim Dourado ao lado do Estádio Serra Dourada

PERUIBE/SP
17h30, no Terminal Rodoviário

PIRACICABA/SP
16h, Praça do Terminal Central

NATAL/RN
6h, Ato na Base da Petrobras na Rua Euzébio Rocha, 1000

RIO DE JANEIRO/RJ
Hoje, 29, 18h, Plenária Unificada no Auditório da CUT-Rio

SALVADOR/BA
Hoje, 29, Plenária de Organização às 16h no Sindicato dos Comerciários

SAO PAULO/SP
18h, em frente a Petrobras na Avenida Paulista, 901

TERESINA/PI
8h, Concentração em frente à AGESPISA e Passeata

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo