Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Formação universitária no Jornalismo e a PEC do Diploma serão debatidos nesta quarta-feira

 

“PEC do Diploma: a formação universitária no Jornalismo e a luta dos estudantes pela qualificação da profissão” será o tema da próxima reunião preparatória para o 16º Congresso Estadual dos Jornalistas, que acontece em agosto e tem por objetivo definir diretrizes de atuação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) nos próximos anos. O debate acontece nesta quarta-feira, 05 de julho às 19h.

Para participar da atividade é só enviar um e-mail para jornalista@sjsp.org.br ou uma mensagem para (11) 91372-7285 até às 17h desta quarta-feira (5 de julho). O link da reunião será enviado até este horário e nos grupos de Whatsapp do Sindicato.

Confira o temário e o regimento aqui. 

Luta por igualdade racial e de gênero no jornalismo

Durante a atividade da última quinta-feira (29), a representatividade negra no jornalismo foi ressaltada como uma necessidade fundamental, indo além da mera simbologia. Os participantes do debate enfatizaram a importância de criar oportunidades reais para jornalistas negros, especialmente em regiões do interior do país, onde as desigualdades são ainda mais pronunciadas.
Fábio Soares, membro da Cojira (Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial), destacou que a comissão propõe ser um organismo de reflexão, mas também busca conduzir práticas antirracistas dentro da categoria e do Sindicato dos Jornalistas agindo de maneira reativa e preventivamente, promovendo formação, reflexão e conhecimento.

Equidade 

A questão salarial foi levantada durante a reunião. Na última segunda-feira o governo Lula sancionou a lei que determina a igualdade salarial entre homens e mulheres que realizem a mesma função. Camila Fernandes, diretora da Regional Bauru do SJSP, reforçou que temos que defender o debate no congresso sobre a garantia de mulheres, negros, LGBTQIA+ nas redações.
Participantes também defenderam a reativação da comissão de mulheres do SJSP para tomar todas as ações necessárias para defender o segmento de mulheres nas empresas, para que não haja perseguição de mulheres por conta da gravidez e dos direitos associados à maternidade.

Como participar do congresso

Cada reunião preparatória também é considerada um encontro “oficial” para a eleição das delegadas e delegados do Congresso: quem participar de ao menos três atividades, está automaticamente habilitado a ser delegada(o), desde que esteja sindicalizada(o). 

Reuniões por local de trabalho

Além dos encontros temáticos, estão previstas, para até 27 de julho, atividades presenciais ou virtuais nos locais de trabalho para o debate dos temas do congresso e a eleição de delegada(o). Contate o Sindicato para organizar uma reunião!

Quem já participou de três reuniões, já pode se cadastrar como delegadas(os), enviando uma mensagem até 28 de julho para o e-mail jornalista@sjsp.org.br ou preenchendo o formulário diretamente.
LINKAR
Clique aqui e preencha: FICHA DE INSCRIÇÃO – 16º CONGRESSO ESTADUAL  DE JORNALISTAS DE SP

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo