Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

FENAJ lança pesquisa sobre perfil e condições de trabalho de jornalistas em entidades sindicais

Redação - FENAJ

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) lançou nesta segunda-feira (2/2) uma pesquisa para mapear o perfil e as condições de trabalho de jornalistas que trabalham em entidades sindicais de todo o país. O levantamento, elaborado pela Diretoria Executiva em conjunto com a Secretaria de Mobilização dos Jornalistas em Assessoria de Comunicação, ficará aberto para respostas até o dia 31 de março deste ano. Acesse aqui e responda a pesquisa.

“É comum que jornalistas que trabalham em sindicatos, associações, federações, confederações e centrais sindicais sofram com jornadas exaustivas, contratos precários e falta de plano de carreira. Mapear esse perfil é a única forma de exigir que as entidades sindicais pratiquem, ‘dentro de casa’, os mesmos direitos que defendem para a sua categoria”, explica Márcia Quintanilha, diretora da Secretaria de Mobilização dos Jornalistas em Assessoria de Comunicação da FENAJ.

Além da remuneração, benefícios, plano de carreira, condições de trabalho, a FENAJ também quer saber qual o recorte etário, de gênero e étnico-racial dessa parcela da categoria, além de levantar informações sobre assédios e outros tipos de problemas relacionados ao ambiente laboral.

“Sabemos que muitos e muitas colegas que trabalham em entidades sindicais são “euquipes”, exercem múltiplas funções, raramente são remunerados por isso e ainda estão expostas e expostos a assédios de diversas naturezas – sexual, moral e até político. E por atuarem muitas vezes sozinhos, não têm com quem compartilhar essas questões nem sabem onde buscar apoio”, afirma Renata Maffezoli, 1ª secretaria da Federação.

De acordo com a dirigente sindical, uma vez com um diagnóstico mais detalhado sobre a realidade das e dos jornalistas nessa área específica de atuação, a FENAJ poderá orientar os Sindicatos a atuarem junto às entidades sindicais para buscar melhorar as condições de trabalho desta parcela da categoria. “Nosso intuito com essa pesquisa é aproximar a FENAJ das e dos jornalistas que trabalham em entidades sindicais e municiar os sindicatos de base, e a própria federação, para dialogar com sindicatos, centrais sindicais, federações, confederações no intuito de garantir respeito e dignidade à nossa categoria”, concluiu.

Acesse aqui e responda a pesquisa

veja também

relacionadas

mais lidas

Acessar o conteúdo