A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) realizou, na última quinta-feira (21/09), a 2ª Plenária Nacional sobre Campanhas Salariais. Com a participação de 33 pessoas, entre representantes de 18 Sindicatos filiados, quatro assessores jurídicos e 11 diretores da entidade, o encontro on-line foi mais um passo para a construção da Campanha Salarial Nacional Unificada dos Jornalistas 2024.
Na ocasião, o secretário de Mobilização e Negociação Salarial da FENAJ, Rafael Mesquita, apresentou os resultados da pesquisa “Panorama da Mobilização e Negociação Salarial nos Sindicatos de Jornalistas”, realizada em agosto, com 24 dos 31 Sindicatos de Jornalistas filiados à Federação.
“Com essa pesquisa, temos a oportunidade de aprofundar a discussão dos desafios do movimento sindical dos jornalistas brasileiros e apontarmos o caminho para a construção de uma mobilização e uma luta mais estruturada, mais unificada, e, portanto, mais forte para a reconstrução dos nossos direitos“, disse Mesquita.
O secretário adjunto de Negociação, Thiago Tanji, destacou a importância do levantamento como um primeiro passo para compreensão das demandas e atuação nacional da FENAJ. “São números mais qualificados que nos ajudam a ter um olhar sindical nacional sobre a categoria”, disse. Destacou que “a pesquisa é importante instrumento para alavancar a Campanha Salarial Nacional Unificada”.
Após as falas de diversos dirigentes e assessores – que discorreram sobre as dificuldades de celebrar pisos únicos em seus estados/municípios, intransigência patronal e outros entraves -, a plenária deliberou pelo prosseguimento do calendário para elaboração da pauta de negociação comum. Desta forma, a secretaria abrirá um documento on-line para recolher sugestões de clausulas não econômicas. Esse documento receberá sugestões até o dia 11 de outubro. Na sequência, no dia 19 de outubro, será realizada a 3ª Plenária Nacional sobre Campanhas Salariais para aprovar a pauta comum.