Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Fenaj e Sindicato dos Jornalistas de São Paulo repudiam agressão de deputado a Vera Magalhães

Fenaj e Sindicato dos Jornalistas de São Paulo repudiam agressão de deputado a Vera Magalhães

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), por meio da sua Comissão de Mulheres Jornalistas, e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJPSP) soma-se às demais vozes no veementemente repúdio a mais uma agressão à jornalista Vera Magalhães.

A profissional foi atacada pelo deputado bolsonarista Douglas Garcia, na noite de ontem (13/09), no Memorial da América Latina, em São Paulo, onde o candidato a deputado federal pelo Republicanos assistia ao debate entre candidatos ao governo do Estado.

Com celular em punho, o deputado, que fazia parte da comitiva do ex-ministro e candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi para cima da apresentadora afirmando que ela é “uma vergonha para o jornalismo” e questionando o valor do seu contrato de trabalho.

O ataque misógino à jornalista soma-se aos tantos já protagonizados por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), e pelo próprio presidente, e representa não só uma violência contra todas as mulheres e contra toda a categoria dos jornalistas, mas também mais um grave atentado à Democracia em nosso país.

Vera tem sido alvo de bolsonaristas desde que fez uma pergunta ao presidente Jair Bolsonaro durante o debate presidencial no fim de agosto e foi atacada por ele. Durante o ato de 7 de Setembro no Rio de Janeiro, convocado por Bolsonaro e com presença dele, um grupo já havia pendurado um cartaz com a foto e ofensas à apresentadora em um trator.

Expressamos nosso irrestrito apoio e total solidariedade à colega Vera Magalhães e exigimos a imediata cassação do deputado estadual de SP, Douglas Garcia, bem como sua responsabilização pela Justiça. Não podemos mais assistir a essa escalada do Estado de barbárie! Basta!

Basta de ataques às Jornalistas!

Basta de violência contra as mulheres!

Brasília, 14 de setembro de 2022

Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ

Comissão Nacional de Mulheres da FENAJ

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo