Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Fenaj e Conajira confirmam apoio ao estudo sobre Perfil Racial da Imprensa Brasileira

Fenaj e Conajira confirmam apoio ao estudo sobre Perfil Racial da Imprensa Brasileira

O estudo sobre o  Perfil Racial da Imprensa Brasileira recebeu na última semana o apoio institucional da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e da sua Comissão Nacional dos Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira). Com isso, passa a reunir em torno da causa praticamente todas as instituições jornalísticas de relevo, já que conta também com o apoio e a confiança de ABI, Ajor, ANJ, Aner, Ecos do Meio, Jeduca, JP – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação (também conhecida como Rede Jornalistas Pretos) e Projor, além da Universidade Zumbi dos Palmares.

Para Eduardo Ribeiro, diretor de J&Cia e do Portal dos Jornalistas e um dos idealizadores do projeto, que também conta com a parceria do Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas e do I’Max, esse é um dos mais importantes apoios recebidos pelo projeto: “A Fenaj é a entidade mater dos jornalistas brasileiros, em especial dos que atuam em redação; e a Conajira, seu braço que luta há anos, por meio das inúmeras Cojiras (as instâncias estaduais da Comissão), pela igualdade racial nas redações. Com elas, o estudo ganha uma dimensão ainda maior e uma aproximação estratégica com as redações de todo o País.

“Acreditamos que o estudo Perfil Racial da Imprensa Brasileira será uma importante ferramenta para o desenvolvimento de políticas afirmativas no campo do jornalismo que venham contribuir para a diversidade e inclusão no mercado de trabalho, e a qualificação da produção jornalística”, diz ofício enviado pela FENAJ/Conajira, assinado por sua coordenadora Valdice Gomes da Silva. O ofício também afirma que “a pesquisa irá contribuir para a luta sindical antirracista e combate à desigualdade social que tanto impacta na vida do(a)s trabalhadore(a)s”.

Apoio da Agência Bori

Outra organização que se associou ao projeto, apoiando-o institucionalmente, é a  Agência Bori, cujo slogan já mostra a sua importância e pertinência com o projeto: “A Bori é um serviço único para a imprensa que conecta a ciência a jornalistas de todas as áreas de cobertura”. Fundada pelas jornalistas e pesquisadoras Sabine Righetti e Ana Paula Morales, a Bori é um hub para jornalistas de todo o País que buscam estudos inéditos e material de apoio para suas reportagens. Um de seus mecanismos de atuação é antecipar à imprensa estudos inéditos em formato de artigo científico, relatório de pesquisa, livro ou capítulo de livro; e também livros de divulgação científica de editoras universitárias parceiras. Daí o interesse em se associar ao estudo que J&Cia e Portal dos Jornalistas estão realizando. Integram a equipe da agência Natália Flores, gerente de conteúdo, e Isabela Schirato, que lidera a área de Relações institucionais.

Acesse o questionário da pesquisa AQUI

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo