Jornalistas de todo o país já podem conferir o resultado da pesquisa da UFSC, com apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), que traçou o perfil do jornalista brasileiro. Clique aqui e veja o resultado da pesquisa na íntegra.
O projeto de pesquisa, do Núcleo de Estudos sobre Transformações no Mundo do Trabalho da Universidade Federal de Santa Catarina (TMT/UFSC), com o apoio da FENAJ, do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) realizou o mais amplo levantamento sobre o perfil da profissão já feito no país.
Jornalistas de todo o Brasil puderam participar da pesquisa respondendo um questionário detalhado disponível na internet. Os resultados obtidos com a participação espontânea dos profissionais foram comparados a dados colhidos junto a 1.102 jornalistas, uma amostra selecionada entre mais de 92 mil nomes de registrados em funções jornalísticas, em relações fornecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. É a primeira vez que uma pesquisa com jornalistas brasileiros comparou dados de websurvey com levantamentos por amostragem.