Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

FENAJ convoca sindicatos para plenária sobre segurança de jornalistas e registro de casos de violência

Redação - FENAJ

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) realiza, na próxima segunda-feira, 30 de junho de 2025, às 19h30, uma plenária sindical virtual com todos os Sindicatos de Jornalistas filiados. O encontro acontecerá via plataforma Zoom e tem como objetivo apresentar o novo Protocolo Interno de Segurança dos Jornalistas e a planilha de registros de casos de violência contra a categoria para o ano de 2025.

A plenária é parte das ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde e Segurança da FENAJ, com foco na proteção da integridade física e psicológica dos profissionais da imprensa diante do crescente número de ataques à liberdade de imprensa e à atuação jornalística.

Segundo a presidenta da FENAJ, Samira de Castro, a participação dos sindicatos é fundamental para o fortalecimento de uma política nacional de enfrentamento à violência.

“Precisamos atuar de forma coordenada e estratégica. O protocolo que vamos apresentar é uma ferramenta essencial para orientar nossas entidades e proteger a categoria nos estados”, afirma Samira.

Para o secretário de Saúde e Segurança da FENAJ, Norian Segatto, a sistematização dos dados é um passo importante para dar visibilidade aos casos e cobrar providências.

“A nova planilha de registros vai permitir o monitoramento permanente e detalhado da violência contra jornalistas, baseando nossas denúncias e articulações com as autoridades públicas”, explica.

A atuação da FENAJ no enfrentamento à violência é fortalecida por sua participação em espaços estratégicos, como o Observatório Nacional da Violência contra Jornalistas e Comunicadores, instituído pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, e pela sua integração à Coalizão em Defesa do Jornalismo (CDJor), articulação de entidades comprometidas com a liberdade de imprensa, a proteção de jornalistas e o fortalecimento da democracia.

veja também

relacionadas

mais lidas

Ir para o conteúdo