Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

FENAJ convoca Sindicatos e jornalistas para ações em defesa de colegas palestinos

Redação

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) lançou nesta segunda-feira (25/08) uma convocação a seus 31 Sindicatos filiados e a toda a categoria para a realização de ações locais em defesa dos jornalistas palestinos e em memória dos que foram assassinados pelas forças do Estado de Israel.

O alerta da FENAJ ocorre em meio a um cenário de genocídio em curso na Faixa de Gaza, que já dura quase dois anos. Segundo relatos de organizações internacionais, dezenas de milhares de palestinos foram mortos, e o território sofreu devastação total, incluindo destruição de hospitais e bloqueio à ajuda humanitária, o que compromete a sobrevivência da população local.

O trabalho jornalístico na região tornou-se ainda mais arriscado. Gaza está praticamente fechada à imprensa internacional, enquanto jornalistas palestinos são deliberadamente alvos das forças armadas. Um dos episódios mais graves ocorreu em 10 de agosto, quando cinco profissionais da rede Al-Jazeera, liderados pelo jornalista Anas al-Sharif, foram mortos em uma barraca claramente identificada como posto de imprensa.

Levantamento da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), em parceria com o Sindicato dos Jornalistas da Palestina, aponta que mais de 200 jornalistas palestinos foram assassinados desde 2023, número que inclui profissionais em diferentes funções da comunicação.

Para a FENAJ, o massacre não pode ser ignorado. “O assassinato de mais de 200 jornalistas equivaleria, no Brasil, ao desaparecimento de redações inteiras de grande porte. A barbárie não pode ser normalizada”, destaca a entidade.

Mobilizações internacionais

A FIJ também tem registrado um aumento nas iniciativas de solidariedade em todo o mundo, incluindo atos públicos, manifestações e divulgação de materiais de imprensa denunciando os assassinatos. A entidade orienta ainda que o Fundo de Segurança da FIJ, destinado ao Sindicato dos Jornalistas Palestinos (PJS), seja apoiado, evitando menções diretas a “Gaza” nas transferências bancárias para evitar bloqueios.

Novas manifestações estão previstas para cidades como Bruxelas, Londres e Dublin, somando-se a ações já realizadas em Suécia, Omã, Egito, Austrália, Espanha, Turquia e Eslováquia. A FIJ recomenda o uso da hashtag #SupportPalestinianJournalists nas redes sociais e o envio de registros audiovisuais à entidade.

Nesta segunda-feira, uma ação simbólica coordenada pela organização Avaaz envolverá veículos de comunicação de diferentes países publicando páginas em branco ou telas pretas em homenagem aos jornalistas palestinos assassinados.

A FENAJ reforça ainda a proposta de realização de um Dia Internacional em Defesa dos Jornalistas Palestinos, com paralisação de uma hora do trabalho jornalístico em todo o mundo, em solidariedade às vítimas e pelo fim do genocídio.

veja também

relacionadas

mais lidas

Acessar o conteúdo