Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

FENAJ condena assassinato de jornalistas da Al Jazeera em Gaza

Redação - SJSP

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) repudia, com a máxima veemência, o ataque deliberado das forças israelenses que matou seis profissionais da Al Jazeera, incluindo o correspondente Anas al-Sharif, na noite de 10 de agosto, em uma tenda que abrigava jornalistas em frente ao Hospital Al Shifa, na Cidade de Gaza. O ataque, que também vitimou os jornalistas Mohammed Qreiqeh, Ibrahim Zaher, Mohammed Noufal, Moamen Aliwa e, posteriormente, o fotojornalista Mohammed Al-Khaldi, configura crime de guerra e afronta o direito internacional humanitário.

A FENAJ se solidariza com as famílias, colegas de trabalho e com todos os profissionais que atuam em Gaza sob risco extremo, e se une à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) e ao Sindicato dos Jornalistas Palestinos (PJS) na exigência de responsabilização dos autores desse crime hediondo.

A Federação também denuncia a campanha de difamação promovida por autoridades israelenses contra jornalistas palestinos, que cria um ambiente permissivo para a violência e viola frontalmente a liberdade de imprensa.

Reiteramos o apelo para que os Estados-membros da ONU aprovem uma convenção internacional vinculante para a proteção e segurança de jornalistas, e para que os crimes contra profissionais da mídia sejam devidamente julgados no Tribunal Penal Internacional.

Brasília, 11 de agosto de 2025

Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ

veja também

relacionadas

mais lidas

Acessar o conteúdo