Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

FENAJ busca apoio de entidades para proposta de taxação das plataformas e criação de fundo público para o jornalismo

FENAJ busca apoio de entidades para proposta de taxação das plataformas e criação de fundo público para o jornalismo

Os debates do seminário “Jornalismo, Sim!” foram retomados nesta quinta-feira (19/08), com um novo encontro virtual entre a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e entidades da sociedade civil com atuação na Região Nordeste.

As atividades buscam debater uma proposta de taxação das grandes plataformas digitais para criação do Fundo de Apoio e Fomento ao Jornalismo.

Para Samira de Castro, segunda vice-presidenta da FENAJ e diretora do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), a proposta busca garantir as liberdades de expressão e de imprensa, além de reafirmar a essencialidade do jornalismo para a democracia.

A Federação está propondo uma taxação especial as grandes plataformas digitais, por meio de uma Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (CIDE). Essa taxação teria uma variação gradual entre 0,5 e 5%, dependendo da receita bruta das empresas no Brasil.

“Quando falamos de acesso à recursos públicos, a FENAJ tem a concepção da necessidade de maior transparência possível, com participação e pluralidade”, afirmou Samira.

O professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Edgard Patrício, avaliou que a proposta ainda coloca no financiamento um peso muito forte para a qualidade do jornalismo. “A crise é multidimensionada, financiamento pode ser uma das respostas, mas não a única. Há uma crise de gestão forte dos veículos”, disse.

A integrante do Intervozes, Ana Carolina Westrup, ressaltou a importância que a proposta se relacione com a agenda de regulação das plataformas digitais. Para ela, é preciso “organizar a proposta a partir de uma lógica efetiva para a democratização da comunicação e do fortalecimento do jornalismo profissional”.

Acompanhe como foi esse debate no YouTube da FENAJ

O seminário “Jornalismo, Sim!” é realizado pela FENAJ e pelos sindicatos filiados, com apoio da Fundação Friedrich Ebert, da Union to Union (UTU) e da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ).

Confira as datas dos eventos online (horário de Brasília), que serão transmitidos pelas redes sócias da Federação e dos Sindicatos dos Jornalistas:

24 de agosto – terça-feira – 19h – Sul
26 de agosto – quinta-feira – 20h – Sudeste
30 de agosto – segunda-feira – 20h30 – Centro Oeste
31 de agosto – terça-feira – 20h – Norte

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo