Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

FENAJ apresenta Protocolo Interno de Atuação contra Violência a Jornalistas em plenária com Sindicatos

Documento fortalece a resposta sindical diante de agressões e amplia a rede de proteção à categoria em todo o país
Redação - FENAJ

Em plenária virtual realizada nesta segunda-feira (30/06), a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) apresentou oficialmente aos representantes dos Sindicatos de Jornalistas a atualização do Protocolo Interno de Atuação nos Casos de Violência contra Jornalistas. O documento sistematiza procedimentos já adotados e estabelece diretrizes mais ágeis e eficazes para enfrentar as diversas formas de agressão que atingem a categoria.

Fruto de um trabalho coletivo da Diretoria da FENAJ, com especial participação da Secretaria de Saúde e Segurança, o protocolo estabelece quatro eixos fundamentais: levantamento de informações, manifestação/denúncia pública, acolhimento/apoio à vítima e acompanhamento dos casos. A proposta é garantir uma resposta coordenada, com mais celeridade e capilaridade, diante de um cenário ainda preocupante de violência contra profissionais da imprensa.

Durante a apresentação, dirigentes sindicais destacaram a importância do documento como instrumento de fortalecimento da atuação local, servindo de guia para a resposta imediata a casos de agressões físicas, ataques virtuais, intimidações judiciais ou ameaças no exercício da profissão.

“O jornalismo é um bem público e os ataques contra jornalistas atingem diretamente a democracia. Este protocolo reafirma o papel da FENAJ e dos Sindicatos na linha de frente da defesa da categoria e da liberdade de impresa”, afirmou a presidenta da FENAJ, Samira de Castro.

Mesmo com a redução no número de casos em relação ao período mais crítico – de 2019 a 2022 -, os dados mais recentes ainda revelam um quadro preocupante. O Relatório da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil, publicado anualmente pela FENAJ, é alimentado diretamente pelas ações previstas no protocolo e será fortalecido com o uso da nova Planilha Nacional de Acompanhamento (PNA).

O protocolo também orienta os Sindicatos a manter canais permanentes de denúncia e reforça a necessidade de parcerias com entidades como OAB, conselhos de psicologia e organismos de direitos humanos, para oferecer assistência jurídica, emocional e institucional às vítimas.

“A FENAJ continuará acompanhando a implementação do protocolo em cada estado e se coloca à disposição dos Sindicatos para apoiar os encaminhamentos necessários, inclusive com a realização de formações e intercâmbios de experiências”, afirma o secretário de Saúde e Segurança, Norian Segatto.

O documento completo será disponibilizado em breve no site da FENAJ e enviado oficialmente a todas as entidades filiadas.

veja também

relacionadas

mais lidas

Acessar o conteúdo