Nesta sexta-feira (25), a Feira do Livro das Periferias, que acontece na Escola de Humanidades Sociologia e Política (FESPSP) traz um bate papo sobre políticas públicas para o livro.
O bate papo “Temos um Plano: políticas públicas para o livro, leitura, literatura e bibliotecas em São Paulo” acontece nesta sexta-feira (25) às 19h na FESPSP e conta com a medição de Sergio Alves, da Câmara Periférica do Livro e terá a participação do bibliotecário Ricardo Queiroz e da socióloga Neide Almeida.
O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo integra a Rede LEQT- Leitura e Escrita de Qualidade para Todos, na qual Neide Almeira é a atual Secretária Executiva.
Sobre os participantes
Ricardo Queiroz é formado em Biblioteconomia e Documentação pela FESPSP, Mestre em Ciência da Informação pela ECA – USP, doutorando em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC. Atua em biblioteca pública há 28 anos nas áreas de gestão, atendimento e mediação de leitura. atuo em biblioteca pública. É professor de políticas públicas no Instituto Vera Cruz.
Neide Almeida é escritora, poeta, educadora e gestora cultural. Socióloga, mestre em Linguística Aplicada e Especialista em Gestão Cultural Contemporânea. Atua como docente, pesquisadora e consultora na área de leitura, literatura, direitos humanos e relações étnico-raciais. Autora de diversos materiais de referência na área de leitura e de literatura. Atualmente, pela Fio.de.Contas Produções Culturais, promove ações e eventos, entre eles o Projeto “Literatura à flor da pele”. Coordena a Coleção Insurgências, Editora Jandaíra, é colaboradora da Revista Emília. Desde setembro de 2019 está na Secretaria Executiva da Rede LEQT- Leitura e Escrita de Qualidade para Todos. De 2013 a julho de 2019 coordenou o Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil. Participou do GD do PMLLLB, São Paulo, acompanhou a elaboração e processo de implementação de diversos Planos de Leitura, como assessora pedagógica do Programa Prazer em Ler, pelo Instituto C&A, de 2007 a 2013. Publicou, em 2018, o livro “Nós: 20 poemas e uma Oferenda”, pela Ciclo Contínuo Editorial; em 2017, a zine “Nambuê”, pela MoriZines. Tem publicado poemas e crônicas em revistas, como a Philos, a Gueto e a Kalango. Participa também de antologias, entre elas “Um girassol nos teus cabelos: poemas para Marielle Franco”, organizado pelo Mulherio das Letras e publicado pela Quintal Edições(2018) e “Nossos poemas conjuram e gritam”, organizada por Lubi Prates, pela Editora Quelônio (2019). Integra o Conselho Consultivo do Instituto Ruth Guimarães.