Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Estado de greve continua na EBC

Estado de greve continua na EBC


Trabalhadores decidiram paralisação para a terça (29)


Os trabalhadores e trabalhadoras da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) decidiram suspender a greve prevista para começar nesta quinta (24) e vão aguardar uma nova proposta da empresa que garanta avanço nas negociações do Acordo Coletivo, com data base em 1º de novembro. A paralisação foi definida para a partir da zero hora deste dia 29 (terça-feira), nas quatro praças da EBC (Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Maranhão).

Os profissionais tomaram a decisão em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira (23), mas seguem em estado de greve e  agenda de mobilização permanente. Uma nova assembleia ocorre no dia 28 (segunda-feira) para avaliação da proposta da EBC e, no dia 30 (quarta-feira), há audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Estado de greve

Reformulada pelo governo ilegítimo de Michel Temer (PMBD), a direção da EBC, primeiramente,  suspendeu as negociações alegando que a Contcop (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Comunicação e Publicidade) não estava querendo participar da mesa. Depois, a empresa entrou com dissídio no TST, apresentando um projeto de novo Acordo Coletivo que corta boa parte dos direitos dos trabalhadores, e concede 4,5% de reajuste para este ano.

Em audiência de conciliação na última na terça (22), o  ministro do TST, Emmanoel Pereira, apresentou uma nova proposta garantindo as cláusulas sociais e econômicas atuais aos trabalhadores.

Nesta quinta-feira (24), uma audiência pública no Senado discute a Medida Provisória (MP) 744/2016 que trata da reestruturação da EBC. Participam o atual presidente da empresa, Laerte Rímoli; o presidente do Conselho de Administração, Márcio Freitas; e o ex-presidente da EBC, Ricardo Melo. Confira a transmissão ao vivo – https://youtu.be/OzyV467iIM0

Escrito por: Redação – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo