Na manhã desta segunda (30/09), uma equipe da TV Globo foi agredida na porta da emissora. Eles estavam prontos para entrar ao vivo na Globo News quando uma mulher tentou acertar o repórter cinematográfico com o tripé de iluminação. O profissional conseguiu se defender e não se machucou. Vale destacar que ele e a repórter estavam sozinhos.
O Sindicato do Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) repudia toda e qualquer violência contra os trabalhadores. Os jornalistas não podem ser confundidos com os donos dos meios de comunicação onde trabalham.
Há poucas semanas, o SJSP enviou às principais empresas de comunicação do estado um ofício reivindicando que as condições de segurança das e dos jornalistas sejam garantidas, principalmente num momento de cobertura eleitoral. Nesse documento, um dos pontos levantados é justamente a necessidade de as equipes saírem em pelo menos três pessoas – repórter, repórter cinematográfico e assistente. Dessa forma, situações como a que ocorreu hoje poderiam ser evitadas. O link para o texto completo do ofício está abaixo.
O SJSP se coloca à disposição para prestar auxílio a toda e todo jornalista que for vítima de violência ou que se sentir em risco na realização de suas funções. E reivindicamos para cobrar que as empresas cumpram com sua obrigação de garantir a segurança de seus funcionários e que tomem as providências necessárias quando uma situação de violência ocorra.