Cerimônia da premiação é a partir das 20h, no Tucarena, em evento aberto ao público
A entrega do 39º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos será realizada na próxima terça-feira, 31 de outubro, às 20h, no Tucarena, em São Paulo. A cerimônia, aberta ao público, acontece após a 6ª Roda de Conversa com os vencedores, das 14h às 18h. A iniciativa permite que os jornalistas compartilhem os bastidores e o processo de construção das matérias premiadas com o público. O bate-papo é mediado pelos jornalistas, Aldo Quiroga, Paulo Oliveira e Angelina Nunes, com coordenação de Sergio Gomes e transmissão ao vivo pela TV PUC-SP no link www.tvpuc.com.br
Nesta 39ª edição, foram inscritos 634 trabalhos com temas que valorizam a democracia, a cidadania e os direitos humanos, que competiram em seis categorias: Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Documentários de TV, Reportagem de TV, Rádio, Jornal, Revista e Internet. Além disso, três grandes personalidades serão homenageados: Rose Nogueira, Tim Lopes (in memoriam) e D. Paulo Evaristo Arns (in memoriam).
Leia também:
Rose Nogueira será homenageada com o Prêmio Vladimir Herzog Especial 2017
Após a Roda de Conversa, os vencedores do 39º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos entregam as estatuetas do 9º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão às dez equipes estudantis premiadas em 2017.
A edição contou com o envolvimento de 226 estudantes e 98 professores de 64 diferentes escolas de comunicação de 20 estados do Brasil e teve como tema Sob a ponta do iceberg: revelando a violência contra as mulheres que ninguém vê. Desde julho, os estudantes tiveram auxílio de orientadores e mentores para a produção das reportagens, conforme a modalidade escolhida: televisão, revista, jornal e multimídia.
As equipes premiadas apresentarão seus trabalhos em audição pública na Câmara Municipal de São Paulo no dia 30, segunda-feira, das 13h30 às 17h30, com transmissão ao vivo pela internet clicando aqui.
Atualmente, o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos é promovido e organizado pelas seguintes instituições: Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ; Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – ABRAJI; Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil – UNIC Rio; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP; Conectas Direitos Humanos, Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Nacional; Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo; Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo, Periferia em Movimento e Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom e Instituto Vladimir Herzog.
Baile & Balada dos Jornalistas
As entidades organizadoras 39º Prêmio também promovem o “Baile & Balada dos Jornalistas”, na próxima segunda-feira (30), a partir das 23h, na União Fraterna (Rua Guaicurus, nº 1 – Lapa).
Fruto de uma iniciativa conjunta de jornalistas e estudantes de jornalismo que vivem, trabalham e estudam em São Paulo, a festa nasceu da necessidade de integrar a categoria, sobretudo diante da rotina de trabalho, que muitas vezes distância os colegas de profissão, e da conjuntura de golpe à democracia que também impacta o cotidiano.
O convite custa R$ 20 por pessoa e pode ser adquirido diretamente no local da festa.
Serviço:
Audição Pública do 9º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão
Data: 30 de outubro, segunda-feira, às 13h30h
Local: Câmara Municipal de São Paulo – Palácio Anchieta
Viaduto Jacareí, 100- Bela Vista, São Paulo – SP – Auditório Sérgio Vieira de Mello – 1º subsolo
Baile & Balada dos Jornalistas
Data: 30 de outubro, segunda-feira, às 23h
Local: União Fraterna
Rua Guaicurus nº 1- Lapa, São Paulo – SP
6ª Roda de Conversa com os ganhadores do 39º Prêmio Vladimir Herzog
Datas: 31 de outubro, terça-feira, às 14h
Local: Tucarena (anexo ao TUCA – Teatro da Universidade Católica (Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes – São Paulo/SP)
Entrada franca
Cerimônia – 39º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos
Datas: 31 de outubro, terça-feira, às 20h
Local: Tucarena (anexo ao TUCA – Teatro da Universidade Católica
Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes – São Paulo/SP
Entrada franca
Para mais informações:
www.premiovladimirherzog.org.br
www.jovemjornalista.org.br
Escrito por: Redação – Instituto Vladimir Herzog, com edição do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Foto: Cadu Bazilevski