Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Engajamento político é tema de debate

Engajamento político é tema de debate

O Instituto Vladimir Herzog promove no dia 19 de setembro o debate “Engajamento político: do cotidiano às urnas”. A ação é realizada dentro do  Usina de Valores, projeto criado pelo instituto com o objetivo de combater o discurso de ódio. A transmissão ao vivo deve ser acompanhada pela página Quebrando o Tabu, no Facebook, a partir das 20h.

Com mediação de Henrique Vieira, teólogo e ator, o bate-papo acontece entre a jornalista e digital influencer Julia Tolezano, a Jout Jout; Raull Santiago, jornalista e ativista integrante do Coletivo Papo Reto, do Rio de Janeiro; Cecília Oliveira, jornalista do The Intercept Brasil e especialista em Criminalidade e Segurança Pública; Monica Oliveira, educadora e integrante da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco; e Esther Solano, socióloga e professora da Universidade Federal de São Paulo.

Nas vésperas das eleições, o objetivo da mesa é aproximar o fazer político do cotidiano e conversar sobre a atual descrença política no Brasil. Segundo a última pesquisa divulgada pelo Instituto Ibope, em um cenário que inclui o nome de Fernando Haddad, candidato a vice-presidente pelo PT, 21% da população opta por votar em branco ou nulo e 7% ainda não sabe ou não respondeu. A soma das duas porcentagens supera as intenções de votos para o candidato que ocupa a primeira posição.

Criar espaços de diálogo e formação é um dos objetivos do  Usina de Valores, que tem como cerne disseminar e disputar valores que promovam uma cultura de direitos humanos. Engajamento Político é um dos cinco valores adotados pela iniciativa como essenciais para a democracia. Os outros quatro são Dignidade Humana, Coexistir na Diferença, Escuta Ativa e Bem Viver. 

Serviço:
Debate Online “Engajamento político: do cotidiano às urnas”
Data: 19 de setembro
Horário: às 20h
Local: debate transmitido na página Quebrando o Tabu, via Facebook

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo