Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas
Palestina Livre

Em São Bernardo, Comitê Unificado do ABC realizou ato contra o genocídio em Gaza e em defesa da Palestina livre

Redação - SJSP

Um ato público contra o genocídio em Gaza foi realizado em São Bernardo do Campo neste sábado, dia 27 de abril, na Praça da Matriz, local histórico da lutas dos metalúrgicos entre 1978 e 1980. A iniciativa foi do Comitê Regional Unificado do ABC em Defesa da Palestina, constituído pela Regional ABC do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e por outros sindicatos, organizações da sociedade civil e partidos políticos.


A concentração foi realizada a partir das 9 horas na Praça Lauro Gomes, com caminhada pela Rua Marechal Deodoro até a Praça da Matriz. O ato reuniu cerca de 150 pessoas e incluiu uma exposição de  telas e cartazes, atividade coordenada pela ativista Lucia Skromov. Vilma Amaro, diretora da Regional ABC do SJSP, e o professor Aldo Santos, representante da Apeoesp em São Bernardo do Campo, coordenaram o ato, apoiados por Francisco Bezerra, da Comissão de Justiça e Paz do ABC.

O ato contou com apoio da Federação Árabe-Palestina do Brasil (Fepal) e da Frente Palestina, bem como da Juventude Palestina do ABC. O choro incontido da jovem Dânia durante sua fala emocionou os participantes. Todos pediram o cessar-fogo imediato e definitivo e o rompimento de relações entre o Brasil e Israel. Manifestaram apoio à resistência dos palestinos, denunciando o genocídio praticado por israel.


Os próximos atos serão realizados em Mauá, Rio Grande da Serra, Diadema e São Caetano, cobrindo as sete cidades do ABC. Já foram realizados atos em Ribeirão Pires e Santo André, onde houve manifestação com cerca de 300 pessoas, que percorreu a Rua Coronel Oliveira Lima e terminou com ato político na Concha Acústica e a palavra de Ualid Rabah, presidente nacional da Fepal, e de representantes de sindicatos, da CUT etc.

Foto: Comitê Regional Unificado do ABC em Defesa da Palestina
Foto: Comitê Regional Unificado do ABC em Defesa da Palestina

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo