Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Em protesto, trabalhadores cobram pagamento do Jornal Todo Dia

Em protesto, trabalhadores cobram pagamento do Jornal Todo Dia


 

 demitidos_Todo_Dia

Diretores do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo protestaram na tarde desta quinta-feira (28) em frente o jornal TODO DIA, em Americana. O ato foi contra irregularidades em demissões de jornalistas que foram dispensados em agosto de 2015 e nem todas as homologações foram realizadas. Também nenhum acordo judicial ou extra-judicial foi apresentado aos trabalhadores para resolver o problema. Para denunciar o descaso, um grupo de demitidos se reuniu em frente ao jornal para distribuir material denunciando e cobrando uma posição da empresa.

Os diretores José Eduardo de Souza (secretário do Interior, Litoral e Grande São Paulo) Agildo Nogueira (diretor regional de Campinas) e Márcia Quintanilha (suplente do conselho fiscal) ficaram restritos ao espaço público e, mesmo solicitando reunião, não foram recebidos pela direção da empresa como forma de coação a ação sindical.

Há mais de 10 anos, o SJSP combate tais práticas do Todo Dia com ações no Ministério Público e no Ministério do Trabalho. São dezenas de ações que resultaram em punições e multas. Mas, toda vez que um problema é resolvido, outro aparece.

As empresas proprietária do jornal como a Editora Z, Rede Campinas de Notícia e Gráfica e Editora alegam crise financeira, além das indenizações, o jornal está devendo o FGTS e Vale-Refeição.

O ato contou com apoio do Sindicato dos Gráficos de Piracicaba, Sindicato dos Enfermeiros de SP, Sindicato da Construção Civil de SP, da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

 

 

Foto de Márcia Quintanilha. Legenda: Trabalhadores demitidos protestam em frente ao Jornal Todo Dia

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo