Nos últimos meses, a Petrobras virou manchete diária no noticiário nacional, com destaque para as denúncias de desvio de dinheiro e acusações de má gestão, fato que ficou conhecido como Operação Lava Jato. Ao mesmo tempo, a cobertura de aumentos de produção das refinarias – com recordes de gás natural, petróleo, diesel, etanol e derivados, entre outros – pouco ou nada repercute nas páginas dos jornais e nas notícias da imprensa em geral.
Essa realidade da cobertura da mídia, coloca em debate duas questões fundamentais: primeiro, saber qual é a opinião dos trabalhadores da estatal em relação à pauta imposta pela imprensa; segundo, discutir até que ponto a abordagem do noticiário reflete a pressão de diferentes grupos econômicos para a privatização da empresa e da exploração do petróleo no Brasil.
Para discutir essa situação contraditória, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) realiza o debate “A Petrobras e a Cobertura da Mídia”, que ocorrerá na capital e no litoral, em datas distintas.
Em Santos, o debate será no próximo dia 18 de junho, às 19 horas, na sede da Regional (Rua Martim Afonso, 101, 6° andar, Centro) e os palestrantes serão: João Moraes, do Sindicato dos Petroleiros Unificados de São Paulo, filiado à Federação Única dos Petroleiros (FUP); o jornalista Renato Rovai, editor da Revista Fórum e blogueiro; junto com o jornalista Paulo Zocchi, presidente do Sindicato.
Em São Paulo, o evento ocorre no próximo dia 29 de junho, às 19 horas, na sede do Sindicato (Rua Rego Freitas, 530, sobreloja, Vila Buarque), com os seguintes debatedores: Cibele Vieira, do Sindicato dos Petroleiros Unificados de São Paulo, filiado à Federação Única dos Petroleiros (FUP); o jornalista Paulo Moreira Leite, diretor da Sucursal da IstoÉ em Brasília; e Paulo Zocchi, presidente do SJSP.