Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Em atividade do dia do jornalista, entidades relembram a responsabilidade social da profissão

Em atividade do dia do jornalista, entidades relembram a responsabilidade social da profissão


veteranos

Na véspera do dia do Jornalista, comemorada em 7 de abril,  o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, a Associação Paulista dos Jornalistas Veteranos, a ARFOC-SP e a Fenaj realizaram ato político para homenagear a profissão. O presidente da Associação Paulista dos Jornalistas Veteranos, Amadeu Mêmolo abriu a atividade abordando o papel do jornalista na sociedade e a sua responsabilidade com a informação. Para relembrar algumas desatas personalidades ele inaugurou  um memorial com placas no auditório Vladimir Herzog e entregou de diplomas em homenagem aos jornalistas Audálio Dantas, Erasmo Nuzzi (que não pode comparecer), e Henrique Nicolini.
Milton_Soares

O representante da Fenaj, José Augusto Camargo (Guto) e o secretário Jurídico do Sindicato, Vitor Ribeiro, receberam a homenagem em nome da Comissão da Verdade do Jornalista, que desde 2011, apura os
depoimentos dos profissionais que lutaram contra o regime militar. Ambos os diretores, salientaram o papel desses jornalistas que trabalharam pela liberdade de expressão e pela democracia no Brasil. Eles ressaltaram a necessidade do mesmo comprometimento dos novos jornalistas que hoje ocupam o mercado de trabalho dentro da atual situção em que vive o país. 

O presidente do SJSP, Paulo Zocchi, fechou a confraternização  falando sobre a difícil situação que os jornalistas enfrentam no mercado de trabalho que pode ser analisada pela campanha salarial de rádio e TV, que após diversas rodadas de negociação os patrões não quiseram dialogar sobre a condição mínima de reposição salarial. Ele também convidou a todos para o ato público dos jornalistas em defesa da democracia e dos direitos sociais que acontece hoje (7), às 19 horas, no Auditório Vladimir Herzog.

Também participaram da atividade a jornalista Denise Fon, da comissão de ética do Sindicato, os diretores Vladimir Miranda, Raul Varassim, entre outros profissionais.

 


Fotos Milton Soares

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo