Na última segunda-feira, 18 de novembro, dezenas de jornalistas que trabalham nas empresas de jornais e revistas da capital estiveram reunidos em assembleia para debater o andamento dos trabalhos da Comissão Paritária, que foi estabelecida entre os representantes do Sindicato dos Jornalistas e as empresas para discutir assuntos fundamentais para a categoria.
Na assembleia, as e os profissionais aprovaram a apresentação de uma proposta para a valorização imediata do valor diário do Vale-Refeição, passando para R$ 28 a partir de janeiro de 2025. A reivindicação também abrange o desconto máximo de 20% do benefício para todos os salários, além da extensão da adoção do VR para todas as empresas, mesmo aquelas que já contam com refeitórios internos.
Outro assunto debatido foi a luta contra os “pisinhos”: empresas do segmento adotam um cálculo distinto para contabilizar as horas extras contratuais de nossa jornada de trabalho, rebaixando na prática o valor dos pisos salariais. Para sanar esse problema, a proposta aprovada em assembleia é que a próxima Convenção Coletiva de Trabalho apresente textualmente o valor do piso de 7 horas, de R$ 7.103,90, corrigido pelo índice do período.
A Comissão Paritária realizará nova reunião na próxima quarta-feira, 27 de novembro, às 15 horas. Após esse encontro, o Sindicato convocará a categoria para uma nova assembleia!