Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Eleita delegação paulista que participará do XX ENJAI

Eleita delegação paulista que participará do XX ENJAI


 eenjai

Foi eleita neste último sábado 12 de setembro, durante a realização do XXV Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa, promovido pela Comissão Permanente e Aberta de Jornalistas em Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP) a delegação que representará os jornalistas paulistas no Encontro Nacional XX ENJAI. O encontro nacional ocorrerá em outubro, nos dias 1, 2 e 3, em Fortaleza.  São eles: Paulo Vieira Lima, Denise Santana Fon, Sylvio Micelli e Márcia Regina Quintanilha.

Credibilidade da informação jornalística na era da comunicação digital será o tema do debate. Terá a participação de Wilson da Costa Bueno, doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo e líder do grupo de pesquisa Criticom – Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica.

Também participarão do Painel 1 Samuel Lima, doutor em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília e coordenador do livro Perfil do Jornalista Brasileiro.

Os painéis prosseguem durante a tarde do dia 2 e a manhã do dia 3, discutindo os temas Ética e direito à informação nas assessorias de imprensa, O cenário da assessoria de imprensa na América Latina e A precarização das relações de trabalho e os direitos dos jornalistas nas assessorias de imprensa.

 

XXV EEJAI – Carta de São Paulo

Jornalistas em Assessoria de Imprensa, reunidos no XXV Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (EEJAI), no dia 12 de setembro de 2015, em São Paulo, SP, debateram questões referentes a este segmento da categoria.

O XXV EEJAI ocorre num momento difícil de crise política e econômica no nosso País e, ao mesmo tempo, em meio ao debate da necessidade de ajudarmos na consolidação da nossa jovem democracia.Os jornalistas, especialmente, os assessores de imprensa são parte importante neste processo, para além de enfrentar essas questões, também ajudar no combate à precarização e às demissões em massa pela qual passa atualmente a categoria.

Ementa do Encontro: sob o tema central “A Assessoria de Imprensa, um segmento sempre vital para a Comunicação na Era Digital”, o XXV EEJAI teve as seguintes atividades: “A Importância da Assessoria de Imprensa na construção e consolidação das marcas” com prof. Dr. Wilson da Costa Bueno;  “A Assessoria de Imprensa sob o impacto das Redes Sociais e produção de conteúdo. Agências de Comunicação e Agências de Notícia”, com o jornalista Douglas Dantas e a jornalista e profa. Patrícia Paixão; “Gabinete de Crise – Teoria e Prática de Cases – Pensando Fora da Caixa”, com o prof. Gilberto Lorenzon; “A Renovação dos Produtos Jornalísticos e a Inserção do Assessor de Imprensa neste contexto”, com a profa. Dra. Roseli Fígaro e o jornalista Luciano Martins Costa; “O Noticiário no dia seguinte ao fim das Assessorias de Imprensa”, com o jornalista Moura Reis e “Relações de Trabalho na Assessoria de Imprensa”, com os jornalistas José Augusto de Camargo e Márcia Regina Quintanilha.

 

O evento desenvolveu-se tendo como meta relacionar os debates com o tema “A credibilidade da informação jornalística na era da comunicação digital”, que norteará o XX Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI). As palestras destacaram-se, principalmente, pelas seguintes discussões:

a) a diferença e a defesa do discurso jornalístico em relação ao discurso publicitário na função do Assessor de Imprensa;

b) o fortalecimento da função do Assessor de Imprensa como peça fundamental nas organizações;

c) a qualidade, o profissionalismo do assessor a fim de capacitá-lo para o encaminhamento de releases e o trabalho multiplataforma;

d) a sintonia da comunicação nos sites e nas redes sociais, sempre em busca de atender o público-alvo;

e) o Design Thinking, como indutor do Gabinete de Crise, os processos inovador e colaborativo e a criatividade para geração de soluções;

f) a ética no trabalho do jornalista, mesmo com as novas mídias; marcas e sua relação no mercado e perante a mídia;

g) a manutenção da função do Assessor de Imprensa, evitando-se o acúmulo e o desvio de função.

 

Decidiram:

 

– Criar condições de aperfeiçoamento ao Jornalista Profissional Assessor de Imprensa, para exercer sua função frente às novas mídias;

– Persistir junto às universidades para dar ênfase às disciplinas relacionadas à Assessoria de Imprensa;

– Fomentar discussão e análise das questões de precarização nas relações de trabalho entre a assessoria e os empregados

– Fortalecer ações da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) pelo retorno à validade do diploma de Jornalista

 

 

São Paulo, 12 de setembro de 2015

 

XXV Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (EEJAI)

Emenda Aditiva Tese 1 – Fenaj – XX ENJAI

Aprovada – v.u.

Nos sistemas estaduais a situação não é diferente. Por exemplo, a Rede Cultura em São Paulo, que já foi incluída entre as melhores do mundo sofre um lento processo de desmonte, que apenas reflete a situação das demais emissoras públicas do País.

 

Moção de Repúdio

Aprovada – v.u.

Moção em repúdio às atitudes autoritárias e antissindicais feitas pelo governo do estado do Espírito Santo, por impedir o acesso dos funcionários públicos do estado aos sites dos sindicatos e de outros meios independentes que discutem assuntos de interesse público no âmbito do Governo.

Os jornalistas assessores de imprensa reunidos em São Paulo, no XXV Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (EEJAI), denunciaram o fato e convidam os assessores de imprensa brasileiros a também repudiar estas atitudes de censura.

 

Eleição de delegados do XXV EEJAI para o XX ENJAI

Aprovada – v.u.

1.       Denise Santana Fon

2.       Márcia Regina Quintanilha

3.       Paulo Vieira Lima

4.       Sylvio Micelli

 

Os delegados acima tiveram seus nomes indicados e eleitos para participar do XX Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI), de 1º a 3 de outubro deste ano, para debater assuntos relacionados ao tema “A credibilidade da informação jornalística na era da comunicação digital”. O encontro é considerado o principal fórum nacional de debates sobre o exercício da profissão de jornalista em assessorias de imprensa e de comunicação.

Temas como mercado de trabalho e áreas de atuação, responsabilidade social e ética profissional, compromisso com o direito do cidadão à informação de qualidade, políticas públicas de comunicação, liberdades de expressão e de imprensa serão abordados no XX ENJAI por especialistas de renome nacional. O evento, que contará com quatro painéis, seis oficinas e três rodas de conversa, é uma promoção da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), com organização do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce).

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo