Nos dias 26, 27 e 28 de julho, haverá eleição para renovação da direção da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). A votação será inteiramente virtual, reunindo jornalistas de todo país.
Apenas a chapa “Unidade na luta – Em defesa do Jornalismo, dos Jornalistas e da Democracia” está inscrita nesta eleição para a diretoria da Federação. Também serão eleitos os cinco membros da Comissão Nacional de Ética (CNE), para a qual há seis nomes inscritos.
Na chapa para a direção, há cinco membros que são jornalistas em São Paulo, três deles membros da atual diretoria do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (Márcia Quintanilha, Paulo Zocchi e Thiago Tanji) e os outros dois compõem o Conselho Fiscal da entidade estadual (Guto Camargo e Norian Segatto). Entre os seis candidatos da Comissão de Ética Nacional, um é de São Paulo, Franklin Valverde, o atual presidente da comissão estadual. Conheça melhor abaixo.
Paulo Zocchi, candidato a vice-presidente
Diretor da FENAJ desde 2013, foi do Departamento de Relações Internacionais e, atualmente, é vice-presidente. Presidiu o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo por dois mandatos.
Jornalista há 38 anos, formado pela ECA-USP, começou na redação do jornal O Trabalho. Atuou por 16 anos na Folha de S.Paulo, indo em seguida para a TV Bandeirantes, e está há 18 anos na editora Abril, onde editou o Guia do Estudante e o Almanaque Abril. É autor do livro “Rio Paranapanema, da Nascente à Foz”.
Atuante na luta sindical, é delegado a congressos da CUT, representando o sindicato, desde o final dos anos 1980.
Márcia Quintanilha, candidata à secretária de Mobilização em Assessoria de Comunicação
Jornalista formada pela PUC Campinas. Trabalhou como repórter e redatora nas Rádios Andorinha FM, Antena 1 e Rádio Central AM de Campinas/SP e na Nova FM (antiga FM Record) de São Paulo/SP. Fez atendimento e produção de rádio na agência Matéria Prima Propaganda e atuou na produção de eventos para a empresa Laboratório de Idéias. Coordena campanhas políticas e desde 1995 faz assessoria de comunicação para vereadores na Câmara Municipal de Campinas e para entidades do movimento social.
Atualmente é Vice-presidenta Sudeste da FENAJ e diretora de base da Regional Campinas do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.
Guto Camargo, candidato a secretário de Mobilização dos Jornalistas em Produção de Imagem
Ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e diretor da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), tendo participado de diversas gestões nas duas entidades. Trabalhou como diagramador no Diário Popular, Shopping News, Diário do Comércio e Indústria, Gazeta Mercantil, além de jornais de sindicatos e associações. Atualmente ocupa o cargo de web designer do sítio do Diário do Comércio.
Norian Segatto, candidato a secretário de Saúde e Segurança
Jornalista, editor e escritor. Com mais de 30 anos de experiência em jornalismo já trabalhou em importantes veículos da imprensa sindical, como CUT Nacional, Sindicato dos Bancários, dos Químicos, Petroleiros e Psicólogos, entre outros. Paralelamente ao trabalho jornalístico atua como editor de livros.
Atualmente é diretor do Departamento de Saúde da FENAJ e membro do Conselho Fiscal do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.
Thiago Tanji, candidato a secretário-adjunto de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral
Formado em 2012 pela Faculdade Cásper Líbero, passou pela revista INFO, da Editora Abril, e desde 2014 é jornalista na Editora Globo, atuando nas revistas Galileu e Autoesporte. Integrante da diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São (SJSP) desde 2015, é o atual presidente da entidade, na gestão 2021-2024.
Franklin Valverde, candidato à Comissão Nacional de Ética
Jornalista, escritor e professor universitário. Graduado em Jornalismo pela PUC-SP, tem mestrado em Literatura Hispano-americana pela FFLCH-USP e doutorado em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Trabalhou nos quatro grandes grupos de comunicação brasileiros (Estadão, Folha, Abril e Ed. Globo), além de editor das revistas Churrasco & Churrascarias, Viva Gourmet e K Jornal de Crítica. Teve programas radiofônicos nas emissoras Brasil 2000 FM, Cultura FM e Trianon AM. Também foi apresentador do programa Debate Aberto, da TV São Marcos, no Canal Universitário. Atualmente é co-apresentador dos programas Perspectiva e Brasil ODS na Brasil Atual FM e professor-visitante na UNIFESP no Departamento de Comunicação Institucional.
Foi diretor do Sindicato dos Jornalistas (2003-09) e é o atual presidente da Comissão de Ética dos Jornalistas de São Paulo, na qual tem o compromisso e o trabalho de combate as fake news, além da defesa da livre manifestação do pensamento das/dos jornalistas.