Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Eleições da Fenaj: quem são os representantes de São Paulo na única chapa inscrita

Eleições da Fenaj: quem são os representantes de São Paulo na única chapa inscrita

Nos dias 26, 27 e 28 de julho, haverá eleição para renovação da direção da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). A votação será inteiramente virtual, reunindo jornalistas de todo país.

Apenas a chapa “Unidade na luta – Em defesa do Jornalismo, dos Jornalistas e da Democracia” está inscrita nesta eleição para a diretoria da Federação. Também serão eleitos os cinco membros da Comissão Nacional de Ética (CNE), para a qual há seis nomes inscritos.

Na chapa para a direção, há cinco membros que são jornalistas em São Paulo, três deles membros da atual diretoria do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (Márcia Quintanilha, Paulo Zocchi e Thiago Tanji) e os outros dois compõem o Conselho Fiscal da entidade estadual (Guto Camargo e Norian Segatto). Entre os seis candidatos da Comissão de Ética Nacional, um é de São Paulo, Franklin Valverde, o atual presidente da comissão estadual. Conheça melhor abaixo.

Paulo Zocchi, candidato a vice-presidente
Diretor da FENAJ desde 2013, foi do Departamento de Relações Internacionais e, atualmente, é vice-presidente. Presidiu o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo por dois mandatos.

Jornalista há 38 anos, formado pela ECA-USP, começou na redação do jornal O Trabalho. Atuou por 16 anos na Folha de S.Paulo, indo em seguida para a TV Bandeirantes, e está há 18 anos na editora Abril, onde editou o Guia do Estudante e o Almanaque Abril. É autor do livro “Rio Paranapanema, da Nascente à Foz”.

Atuante na luta sindical, é delegado a congressos da CUT, representando o sindicato, desde o final dos anos 1980.

Márcia Quintanilha, candidata à secretária de Mobilização em Assessoria de Comunicação
Jornalista formada pela PUC Campinas. Trabalhou como repórter e redatora nas Rádios Andorinha FM, Antena 1 e Rádio Central AM de Campinas/SP e na Nova FM (antiga FM Record) de São Paulo/SP. Fez atendimento e produção de rádio na agência Matéria Prima Propaganda e atuou na produção de eventos para a empresa Laboratório de Idéias. Coordena campanhas políticas e desde 1995 faz assessoria de comunicação para vereadores na Câmara Municipal de Campinas e para entidades do movimento social.

Atualmente é Vice-presidenta Sudeste da FENAJ e diretora de base da Regional Campinas do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.

Guto Camargo, candidato a secretário de Mobilização dos Jornalistas em Produção de Imagem
Ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e diretor da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), tendo participado de diversas gestões nas duas entidades. Trabalhou como diagramador no Diário Popular, Shopping News, Diário do Comércio e Indústria, Gazeta Mercantil, além de jornais de sindicatos e associações. Atualmente ocupa o cargo de web designer do sítio do Diário do Comércio.

Norian Segatto, candidato a secretário de Saúde e Segurança
Jornalista, editor e escritor. Com mais de 30 anos de experiência em jornalismo já trabalhou em importantes veículos da imprensa sindical, como CUT Nacional, Sindicato dos Bancários, dos Químicos, Petroleiros e Psicólogos, entre outros. Paralelamente ao trabalho jornalístico atua como editor de livros.
Atualmente é diretor do Departamento de Saúde da FENAJ e membro do Conselho Fiscal do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.
 

Thiago Tanji, candidato a secretário-adjunto de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral
Formado em 2012 pela Faculdade Cásper Líbero, passou pela revista INFO, da Editora Abril, e desde 2014 é jornalista na Editora Globo, atuando nas revistas Galileu e Autoesporte. Integrante da diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São (SJSP) desde 2015, é o atual presidente da entidade, na gestão 2021-2024.

Franklin Valverde, candidato à Comissão Nacional de Ética
Jornalista, escritor e professor universitário. Graduado em Jornalismo pela PUC-SP, tem mestrado em Literatura Hispano-americana pela FFLCH-USP e doutorado em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Trabalhou nos quatro grandes grupos de comunicação brasileiros (Estadão, Folha, Abril e Ed. Globo), além de editor das revistas Churrasco & Churrascarias, Viva Gourmet e K Jornal de Crítica. Teve programas radiofônicos nas emissoras Brasil 2000 FM, Cultura FM e Trianon AM. Também foi apresentador do programa Debate Aberto, da TV São Marcos, no Canal Universitário. Atualmente é co-apresentador dos programas Perspectiva e Brasil ODS na Brasil Atual FM e professor-visitante na UNIFESP no Departamento de Comunicação Institucional.

Foi diretor do Sindicato dos Jornalistas (2003-09) e é o atual presidente da Comissão de Ética dos Jornalistas de São Paulo, na qual tem o compromisso e o trabalho de combate as fake news, além da defesa da livre manifestação do pensamento das/dos jornalistas.
 

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo