Eleições ocorrem nos locais de trabalho, nas regionais e na sede do Sindicato, na capital paulista. Participe!
O prazo para eleição de delegados e delegadas ao 15º Congresso Estadual dos Jornalistas termina nesta sexta-feira (28), sendo que as atas e propostas discutidas nas regionais e redações precisam ser encaminhadas, até o meio-dia de dia 31 de julho (segunda-feira), para o e-mail jornalistas@sjsp.org.br com cópia para 15congresso@sjsp.org.br.
Para ampliar a participação no evento, o prazo das eleições foi prorrogado no início da semana pela direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP).
O Congresso ocorre entre 4 e 6 de agosto, na sede do Sindicato, com o tema “Os jornalistas e seus direitos em tempos de golpe”. As eleições, que começaram no último 1º de junho, ocorrem nos locais de trabalho, em todas as regiões do estado, e também nas Reuniões Preparatórias Temáticas, que o Sindicato está convocando para discutir previamente os assuntos que estarão na pauta do 15º Congresso.
Quem pode participar
Todo jornalista, sindicalizados ou não, pode – e deve – participar das eleições, mas só quem é sindicalizado pode ser eleito delegado (a) com direito a voz e voto no plenário do 15º Congresso.
Os jornalistas do interior e litoral que forem eleitos delegados (as) terão direto a transporte, hospedagem e alimentação custeados pelo Sindicato. Também será disponibilizada estrutura de creche às crianças para facilitar a participação das delegadas (os).
O jornalista que não é eleito delegado (a), mas é sindicalizado, poderá participar do 15º Congresso como observador (a), assim como os estudantes pré-sindicalizados, com direito a voz nos debates. Neste caso, é preciso fazer inscrição até 27 de julho acessando o formulário no http://bit.ly/JornalistaObservador
Eleição no local de trabalho
Nos locais de trabalho, a eleição é na proporção de um delegado (a) eleito (a) a cada três participantes na reunião. Os profissionais interessados em organizar eleição no local de trabalho devem solicitar ao Sindicato a presença de um diretor (a) para acompanhar a reunião, enviando mensagem para diretoriaexecutiva@sjsp.org.br, ou contatando diretamente uma das regionais, no interior e litoral, ou a sede do SJSP, na capital, pelo telefone: (11) 3217-6298.
Eleição nas Reuniões Preparatórias Temáticas
Para discutir previamente os assuntos que estarão em pauta no congresso e para a eleição de delegados (as), o Sindicato dos Jornalistas está realizando uma série de Reuniões Preparatórias Temáticas, com plenárias na sede da entidade e nas regionais do Interior e Litoral.
O jornalista filiado que comparecer a, pelo menos, três reuniões estará automaticamente credenciado a participar do 15º Congresso com direito a voz e voto.
Na capital, a última reunião ocorre nesta terça (25), às 12h e às 19h, na sede do Sindicato, discutindo a defesa do jornalismo nas assessorias de imprensa, a reforma do Estatuto do Sindicato e o impacto da crise política e econômica na profissão, entre outros.
No Interior, Litoral e Grande São Paulo, confira a agenda clicando aqui ou procure um diretor da região para saber em quais dias e horários ocorrem as plenárias.
Participação como observador (a)
O jornalista sindicalizado não eleito delegado (a), assim como o estudante de jornalismo pré-sindicalizado, também pode participar do congresso como observador (a), com direito a voz nos debates do plenário. Basta fazer a inscrição pela internet até 27 de julho acessando http://bit.ly/JornalistaObservador
Participe dos debates e seja delegado ou delegada ao 15º Congresso Estadual dos Jornalistas. Fortaleça a defesa dos direitos da categoria e a construção coletiva do Sindicato.
Baixe e confira os textos-base e as propostas de resolução que estão sendo discutidas. Os conteúdos estão em construção nas reuniões e as versões finais serão apresentadas no caderno de teses para debate no evento.
Assessoria de Imprensa
Os jornalistas e a crise política
Os jornalistas, as reformas e os acordos coletivos
Veja também: Regimento interno do 15º Congresso
Escrito por: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo