Podem votar associados em dia com a Associação
As eleições para a renovação da diretoria da ARFOC-SP acontecem na próxima segunda-feira (05). Votarão os eleitores que estiverem com a anuidade quitada. Os associados de Guarulhos, Grande ABC e Interior do Estado votarão por correspondência, cuja cédula será remetida ao endereço cadastrado na entidade. Estes votos serão válidos se forem recebidos até 5 de maio. Os demais eleitores votarão na sede (rua Rego Freitas, 530 – sobreloja), entre 9 e 21 horas.
Para os associados que atuarem nos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo, na Capital, será facultado o acesso a urna volante, que ficará nos estabelecimentos nos seguintes horários: Folha (das 10 às 12h30 horas) e Estadão (das 13 às 16 horas). A apuração e o resultado serão divulgados após o fechamento das urnas.
A Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo (ARFOC-SP) tem 1.500 associados e terá uma das eleições mais disputadas dos últimos tempos, já que, ao contrário de anos anteriores, quando a entidade teve disputas em chapa única, duas chapas concorrem às eleições em 2014: a Chapa 1 – União, encabeçada por Paulo Whitaker e a Chapa 2 – Ação, com Rubens Chiri como candidato à presidência.
Debate
Na noite da última segunda-feira (28), os repórteres fotográficos participaram de um debate entre os dois candidatos à presidência da ARFOC-SP.
Candidato à presidência pela Chapa 1 – União, Paulo Whitaker declarou que a chapa 1 está mobilizada para combater a precarização da profissão. “Os repórteres fotográficos independentes são uma realidade nesses novos tempos. Queremos resgatar esse profissional para a associação”. Para ele, “o Sindicato dos Jornalistas legitima associação. A ARFOC-SP já tem algumas parcerias com o sindicato, mas queremos ampliar esta possibilidade. Afinal, somos todos jornalistas”.
Para Chiri, candidato pela Chapa 2 – Ação, o Sindicato, a Fenaj e todas as organizações trabalhistas são muito importantes para a ARfOC-SP, que tem um grande limite como associação. “Temos que ser a porta de entrada do Sindicato. As reivindicações que não dizem respeito à Arfoc, que dizem respeito à categoria e que precisa de uma atuação um pouco mais enérgica, aí precisamos trabalhar em conjunto com o Sindicato. Não dá para pensar numa Arfoc trabalhando distante e descolado do Sindicato.”
Estas são as Chapas que disputam a ARFOC-SP
A Chapa 1 – União
Paulo Whitaker, Presidente; Jonne Roriz, Vice-Presidente; Moacyr Lopes Junior, Secretário Geral, Armando Favaro,Tesoureiro; Andre Penner, Diretor de Comunicação; Thiago Teixeira, Diretor de Marketing e Cultural; Alex Silva, Jose Patricio e Julia Chequer, Diretoria de Credenciamento e Direito Autoral; Marlene Bergamo, Edson Lopes e Chico Ferreira, Conselho Fiscal; Fernando Donasci, Fernanda Luz, Danilo Verpa, Mauricio Maranhão e Ari Ferreira como suplentes.
A Chapa 2 – Ação
Rubens Chiri, Presidente, José Luis da Conceição, Vice-Presidente; Erivam Moraes de Oliveira, Secretário-Geral; Douglas Mansur, Tesoureiro; Gustavo Scatena, Diretor de Comunicação; Nilton Fukuda, Diretor de Marketing e Cultural; Sérgio Barzagh, Leonardo Soares e Levi Bianco, Diretoria de Credenciamento e Direito Autoral; Miguel Schincariol, Eugenio Goulart e Rogério Lorenzoni, Conselho Fiscal; João Rangel, Helvio Romero, Ricardo Lima, Apu Gomes e Orlando da Silva Filho, como suplentes.
As propostas da chapa 1 – União
1 – Canal de comunicacao através do site com orientacao juridica
2 – Transparencia contabil com publicacao mensal de planilhas
3 – Apoio ao PL de aposentadoria especial pra jornalistas de imagem
4 – Discutir a inclusao dos profissionais independentes no quadro de associados
5 – Lutar por uma sede propria e aparelhada tecnologicamente
6 – Ciclo de palestras diversificadas
7 – Resgatar a presença do associado
8 – Valorizar a identidade profissional
9 – Melhorar os convênios e criar novas parceirias
10 – Contra a precdarizacao da profissao
11 – Profissionalizar o site
12 – Defender um seguro de vida em grupo e apoio à renda protegida
As propostas da Chapa 2 – Ação
1 – Administrar a ARFOC-SP de maneira dinâmica, eficiente, ética e transparente e a partir daí fazer com que o associado participe mais da vida e das decisões da ARFOC-SP, crescendo de maneira orgânica e fortalecida.
2- Fazer campanha recadastramento dos associados.
3 -Integrar os profissionais do interior, oferecendo possibilidades concretas de participação em todos os sentidos.
4- Realizar Campanhas de Valorização da Profissão, cobrar uma atuação mais efetiva de Comissão de Ética, observar a atuação da Corfep (Comissão de Registro de Fiscalização do Exercício Profissional) junto ao Sindicato.
5 – O site, que é o nosso principal canal de comunicação, terá atualizações semanais.
6 – Banco de freelas – vamos retomar a política de banco de freelas dando visibilidade aos nossos associados interessados e direcionando todo e qualquer pedido de contração de profissionais para essa área do site.
7 – Boletins semanais – retomaremos e o envio de boletins semanais, que há mais de ano não são enviados.
8 – As Redes sociais serão utilizadas também como canais de informação e interação da entidade. Por meio do Facebook, Twiter e o que mais vier, vamos replicar nossos conteúdos bem como conversar com nossos associados. Além disso, sua utilização é uma ferramenta para ganharmos relevância perante a sociedade.
9 – Credenciamentos e direitos autorais – vamos elaborar planos de trabalhos para atuar junto aos organizadores dos grandes eventos esportivos e culturais. Anualmente organizaremos obrigatoriamente encontro para tratar da questão do Direito Autoral.
10 – O projeto de exposição anual será mantido e quem sabe ampliado. Mas daremos um tratamento mais organizado, tentando envolver o maior número de profissionais ligados à ARFOC-SP.
11 – Elaboraremos algumas exposições temáticas, de acordo com a pertinência e as possibilidades financeiras e parcerias. Por exemplo, este ano perdemos a possibilidade de produzir uma mostra com fotos dos “Anos de Chumbo”, com fotos de fotojornalistas que vivenciaram aquele momento e fizeram registros históricos. A ARFOC-SP deve estar antenada e capitanear importantes ações como essa.
12- Buscar patrocínios e parcerias para novas ações culturais, a partir de projetos capazes de atrair as empresas, mas de maneira ética e responsável.
13 – Projeto que existe há mais de 10 anos será retomado de acordo a proposta pensada na sua concepção. Ou seja, além de bate-papos com alguns profissionais, serão intercaladas palestras técnicas, visando contribuir com o aperfeiçoamento profissional dos associados.
14- Organizar eventos socioculturais e esportivos como festas, torneios entre outros para aumentar a integração entre os profissionais e seus familiares.
15 – Conceberemos um calendário com as principais datas referentes à profissão, como dia do Repórter Fotográfico, Dia do Jornalista, Dia da Fotografia entre outros, e de acordo com as possibilidades, criar comemorações ou, ao menos, destinar o dia para fomentar reflexões sobre a profissão.
16- Conjuntamente com o departamento de Comunicação Social, vamos organizar nosso acervo dos mais de 10 anos de FotoRetrospectivas e se possível, deixar o material disponível no site dando sobrevida às fotos e criando um legado para o fotojornalismo.