Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Eduardo Ribeiro será homenageado na Câmara Municipal de São Paulo

Eduardo Ribeiro será homenageado na Câmara Municipal de São Paulo


edu ribeiro1

 

O jornalista Eduardo Ribeiro, o Dudu, será homenageado nesta quinta-feira (3), às 19h30 no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo quando receberá, por iniciativa do vereador Eliseu Gabriel, a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo.

Eduardo Ribeiro foi diretor do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo por duas gestões e até hoje colabora com o Portal da entidade elaborando o Vai e Vem do Mercado, uma coluna criada pelo repórter José Hamilton Ribeiro e publicada durante 24 anos no jornal Unidade, órgão oficial do Sindicato. Hoje ela é reproduzida semanalmente no site, com base na publicação Jornalistas&Cia, produzida por ele.

“Honrado com a homenagem que receberei da Câmara dos Vereadores de São Paulo, por iniciativa do vereador Eliseu Gabriel, a quem aprendi a admirar por sua dedicação e seriedade, sobretudo em prol da educação, aproveito para compartilhar com os amigos momento tão especial e também para convidar a todos para a solenidade, em que me serão outorgados a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo”, convida Eduardo Ribeiro na sua página de facebook.

 

Este é um breve histórico de Eduardo Ribeiro na área sindical e de publicações:


“Em 1983 teve início sua vida sindical com a função de diretor do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, onde também ocupava a função de coordenador da Comissão de Assessores de Imprensa. Atividade relativamente nova para os jornalistas e que lhe proporcionou uma grande projeção no meio jornalístico. Nesse trabalho, coordenou a primeira versão do Manual de Assessoria de Imprensa da Fenaj – Federação Nacional dos Jornalistas e acabou atuando como diretor do Sindicato em duas gestões, além de manter um convívio permanente com a entidade.

Em março de 1991, iniciou uma coluna Moagem no jornal Unidade, do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, que viria a ter um grande impacto em sua vida. Essa coluna foi uma criação do repórter José Hamilton Ribeiro e mostrava o vaivém do mercado jornalístico de São Paulo. Foi um sucesso desde o início o que lhe abriu muitas outras portas. Permaneceu nesse trabalho até março de 2014, ou seja, 23 anos. Foi coordenador da área comercial do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e da edição da newsletter Jornalistas & Cia, que surgiu com o nome de FaxMOAGEM, em setembro de 1995. À época, essa newsletter era transmitida manualmente pelo próprio Eduardo, que era quem apurava, escrevia, editava e transmitia, além de ir atrás de assinaturas e publicidade.

Seu lançamento foi um grande sucesso, pois era um produto de certo modo aguardado pelo mercado, tanto que tiveram que abortar a edição de algumas edições experimentais para ir logo para as edições regulares. Estrearam com uma página e hoje, quase 20 anos depois, romperam a barreira de 1.000 edições, com uma média de 10 páginas, onde se destacam notícias de jornalistas e profissionais de comunicação de uma forma geral. E mais de 40 mil leitores jornalistas em todo o País.

Ainda em 1995, ao lado de meu sócio, começou a organizar eventos e outras iniciativas na área de Comunicação Corporativa, na M&A Editora, hoje Mega Brasil Comunicação, uma das mais respeitadas marcas do segmento de comunicação corporativa do País. Paralelamente assumiu a coordenação de projetos especiais do Sindicato dos Jornalistas, ali ficando até o ano 2000, idealizando e produzindo uma série de publicações especiais focadas no jornalismo e na assessoria de imprensa, como os guias Fontes de Informação, Colunistas Brasileiros e o Guia de Assessoria de Imprensa e Comunicação Empresarial – Produtos e Serviços”.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo