Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Editora Abril não autoriza plebiscito. Sindicato fará consulta na calçada na 2ª feira

Editora Abril não autoriza plebiscito. Sindicato fará consulta na calçada na 2ª feira


 

cs2013praguinha

Para os jornalistas da editora Abril, o plebiscito da campanha salarial será realizado na próxima segunda-feira (16/9) na calçada de trás do prédio, ao lado da entrada para quem vem do metrô (à rua Gilberto Sabino). A entidade estará com a urna aberta para votação das 10h às 15h30. Isso porque a empresa não autorizou a realização do plebiscito em suas dependências.

Na consulta, os jornalistas devem se posicionar a respeito da proposta das empresas para o reajuste salarial deste ano. Para uma inflação de 6,95%, os patrões oferecem um reajuste de 6,5% para os salários até R$ 8.000, e um reajuste fixo de R$ 520 para os salários acima disso. O SJSP decidiu realizar um plebiscito para envolver a categoria com a questão e apresentar na mesa a posição aprovada por centenas de jornalistas. Para a diretoria, a categoria deveria votar “não” para esta proposta, que não repõe a inflação.

Até agora, foram realizados plebiscitos nas redações do Lance!, IstoÉ, Grupo Estado, jornal Valor, Bloomberg, Globo Condenast, Brasil Econômico, Folha Universal e editora Globo. Em todos locais, foi visível o descontetamento dos jornalistas em relação a proposta.

Nesta sexta, dia 13 de setembro, que estava previsto para ser o último dia da consulta, o plebiscito acontece na Folha de S.Paulo e Agora, Diário do Comércio e Reuters. Mais de 400 jornalistas já votaram, sendo que apenas as editoras Abril e Trip não permitiram a consulta, adotando uma postura anti-sindical, que dificulta o andamento das negociações.

O Sindicato convida os jornalistas da editora Abril a reagirem a esta situação. Entre 10h e 15h30 da próxima segunda-feira vá até a urna e vote no plebiscito. Expresse sua opinião. Engrosse a luta por um salário melhor.

 

 

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo