Em reunião sobre o novo Plano de Carreiras e Remunerações (PCR) realizada na última sexta-feira (1º) com os Sindicatos dos Jornalistas e Radialistas do DF, RJ e SP, os representantes da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) reforçaram o cenário de restrição fiscal e discutiram com as entidades aspectos e parâmetros do que pode vir a ser uma proposta alternativa a ser apresentada ao conjunto dos/as trabalhadores/as nesta semana.
Os representantes da EBC chegaram a apresentar uma proposta com impacto mínimo e sem nenhuma vantagem aos empregados, que foi rechaçada prontamente pelas entidades. Diante da reação negativa, a empresa aceitou refazer o que foi apresentado.
Os contornos dessa proposta, na avaliação dos sindicatos, devem manter a redução dos níveis de carreira, tabelas salariais que valorizem as carreiras e um reenquadramento justo.
Segundo a empresa, os cálculos de impacto orçamentário serão refeitos, mas em valores significativamente inferiores aos que estavam projetados na proposta original enviada à Sest/MGI, que passavam de R$ 100 milhões/ano. Foi mencionado pelos dirigentes que estudarão algo em torno de R$ 50 milhões adicionais por ano. No entanto, a liberação ainda dependeria de aprovação da Secretaria de Orçamento Federal e do próprio centro de governo.
A previsão é que uma nova rodada de negociação ocorra nesta semana, em data a confirmar. As entidades reforçaram a necessidade de uma pactuação política para que os recursos necessários à implantação de um PCR digno sejam efetivamente assegurados e, por isso, solicitaram reunião com o ministro da Secom, Sidônio Palmeira. A última reunião com o ministro ocorreu há cerca de um mês. A expectativa é obter o apoio do ministro para essa valorização buscada há mais de uma década.
Na próxima sexta-feira, uma audiência pública sobre o PCR da EBC será realizada na Câmara dos Deputados, com participação de representantes sindicais, da empresa e do governo, em mais um passo da necessária mobilização externa e favor da concretização do plano.
Sindicatos dos Jornalistas do DF, Rio e SP
Sindicatos dos Radialistas do DF, RJ e SP


