Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Documentário Marighella encerra exibição do Cineclube em 2015

Documentário Marighella encerra exibição do Cineclube em 2015


marighella cineclube 2

O Cineclube do Sindicato dos Jornalistas apresentou na noite ontem (08) o documentário Marighella, da cineasta e socióloga Isa Grinspum Ferraz, que é sobrinha do revolucionário que dá nome ao filme. Essa foi a segunda e última sessão exibida neste ano, após a reabertura do espaço.

No documentário, Isa conta de forma particular a história de seu tio, Carlos Marighella, líder comunista, vítima de prisões e torturado pela ditadura. Ele atuou nos principais acontecimentos políticos do Brasil entre os anos 1930 e 1969 e foi considerado o inimigo número 1 do sistema de repressão. No filme, há relatos de José Luis Del Roio, do Comitê Paulista da Memória, Verdade e Justiça e da ex-presa política e diretora do Sindicato, Rose Nogueira, que relatou que os militares foram a sua casa achando que Marighella estivesse se escondendo no local.

No debate, após a exibição do documentário, Isa Ferraz relatou que tentou passar o filme na grande mídia, inclusive na TV Cultura, mas que as emissoras vetaram sua exibição, que só foi exibido na TV Brasil. Ela também revelou que tem um material muito maior do que o apresentado, com cerca de 4 horas de gravações, mas que por limitação de tempo, só pode realizar a obra com 2 horas.

André Freire, secretário geral do SJSP, ficou muito emocionado com o filme e contou que na sua juventude, em São José dos Campos, frequentou o que ele chamou de “jardim de infância da ALN”.

O secretário do Departamento Jurídico e um dos organizadores do Cineclube, Vitor Ribeiro, agradeceu a presença da cineasta e sugeriu que o documentário fosse passado novamente no ano que vem, o que Isa prontamente aceitou. Para 2016, uma nova programação já está sendo definida. Aguardem!

 

Legenda: Debate, após a exibição do documentário

Foto: André Freire

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo