Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Diretores SJSP participam do XIX ENJAI que ocorre no Rio de Janeiro

Diretores SJSP participam do XIX ENJAI que ocorre no Rio de Janeiro


 

ENJAI 

Diretores do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) participaram na noite desta quinta-feira, dia 23 de agosto, da abertura do XIX Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI), que ocorre até o dia 25, no Rio Janeiro. Neste ano, o tema central é “Assessoria de Imprensa nos Grandes Eventos e o Interesse Público do Jornalismo”.

A delegação composta por Márcia Quintanilha, secretária de Sindicalização, Sylvio Miceli, coordenador da Comissão Permanente e Aberta de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (CPAJAI), Lílian Parise, secretária de Cultura e Comunicação, Carlos Eduardo Bazilevski Aragão (Cadu), diretor de base da Regional ABCD, Marco Rogério Duarte, diretor de base da Regional de Ribeirão Preto, João Luiz Marques, Sintaxe Comunicação, Inês Correia, membro da CPAJAI e como suplentes: Douglas Mansur, coordenador da Comissão de Registro e Fiscalização do Exercício Profissional (Corfep), Camila de Oliveira, da Afubesp e Luis Ribeiro da USP de Ribeirão Preto, contribuirá com as teses aprovadas no Encontro Estadual realizado entre os dias 7 e 9 de junho, na cidade de São Pedro, interior de São Paulo.

“Dados sobre o perfil do jornalista realizada pela UFSC/FENAJ, indicam que 68,3% dos jornalistas atuam em assessorias de imprensa. Essa realidade deixa claro que este segmento é o que mais emprega e, o que mais cresce no mercado de trabalho. O assessor é um agente público com qualidade e, este encontro, que reúne estes profissionais tanto do segmento público como o privado é fundamental. Tendo em vista os próximos grandes eventos que ocorrerão no Brasil como Olimpíadas e Copa do Mundo, que empregará muitos profissionais da área, ele se torna mais necessário”, disse a secretária de Cultura e Comunicação do SJSP, Lílian Parise, que participou da cerimônia de abertura do ENJAI.

A mesa foi composta pelo presidente da FENAJ, Celso Schröder, pela presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, Suzana Blass e pela secretária executiva da Federação Internacional dos Jornalistas Beth Costa. A violência contra os jornalistas na cobertura das manifestações no Rio de Janeiro foi criticada pelos participantes.

 

Debates do dia

Dia 23 de agosto

– 9h às 11h – Painel 1: Assessoria de Imprensa como atividade jornalística de interesse público com Celso Schröder – Presidente da FENAJ; Leonel Aguiar – Coordenador do Curso de Comunicação Social da PUC-Rio; Paulo Toledo – Mestre em Comunicação Midiática pela UNESP/Bauru.

-11h10 às 13h10 – Painel 2: Os eventos esportivos e as oportunidades para assessorias de imprensa com Paulo Roberto Rossi de Oliveira – Coordenador de Conteúdo da Assessoria de Comunicação do Ministério do Esporte; e Isabel Magalhães – Gerente de Relações com a Imprensa da Rio 2016.

– 14h30 às 16h – Painel 3: está programa uma roda de conversa com o tema: Cobertura de imprensa e a atuação das assessorias em grandes eventos.

Os jornalistas convidados são: Luis Erlanger, Diretor da Central Globo de Análise e Controle de Qualidade; Marisa Bastos – Chefe da Área de Comunicação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer; e Nara Franco, Chefe de Comunicação da Rio Eventos Especiais, Empresa da Prefeitura do Rio de Janeiro

– 17h: será divulgada a pesquisa: O perfil do jornalista brasileiro, realizada pela UFSC/FENAJ e que traça o cenário na assessoria de imprensa. O expositor é Jaques Mick–Professor Adjunto do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina. No debate, a participação de Maria José Braga – Vice-Presidente da FENAJ e Assessora de Comunicação do IFG – Instituto Federal de Goiás.

 

 

Foto Douglas Mansur

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo