Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Diário de S.Paulo descumpre acordo e jornalistas voltam à greve

Diário de S.Paulo descumpre acordo judicial e jornalistas voltam à greve

Na imagem, a paralisação realizada em outubro. Foto: Flaviana SerafimOs jornalistas do Diário de S.Paulo entraram em greve nesta sexta-feira (1º), por tempo indeterminado, pois a empresa está descumprindo o acordo judicial, firmado no último dia 25 de outubro no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2-SP), e continua atrasando os salários, não pagou a multa pelos atrasos anteriores e ainda demitiu um dos trabalhadores, apesar do direito de três meses de estabilidade garantidos junto ao TRT2-SP. A decisão foi tomada em assembleia na tarde desde 1º de dezembro. 

Por conta dos frequentes atrasos de salários, benefícios e férias, que ocorrem desde 2016, os profissionais haviam realizado greve, entre os dias 10 e 25 de outubro último, e a mobilização arrancou um acordo no TRT estabelecendo um cronograma de pagamentos para quitação dos atrasos, além de estabilidade de emprego aos grevistas e o não desconto dos dias parados.

Pelo acordo, também ficou definido que o os depósitos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que estavam atrasos desde 2014, também seriam regularizados.

Contudo, além de descumprir o acordo dos pagamentos, a empresa também não respeitou a estabilidade e os jornalistas denunciam que vêm sofrendo constante assédio moral da direção do Diário de S.Paulo devido ao movimento grevista.

No julgamento do dissídio no TRT, no último 25 de outubro, ficou definido, ainda, que o processo judicial ficaria suspenso no Tribunal até o cumprimento de todas as cláusulas do acordo e, em caso de descumprimento, está determinada uma multa de 10% sobre o valor da parcela não quitada ou em atraso.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) participou da assembleia desta 1º de dezembro e está tomando as medidas jurídicas cabíveis para que a empresa cumpra o acordo e respeito os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

Na tarde da segunda-feira (4), os jornalistas realizam nova assembleia em frente à sede do Diário de S.Paulo,  na zona oeste da capital paulista.

Texto e foto: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo