Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Deputados debatem situação das rádios comunitárias

Câmara dos Deputados debate situação das rádios comunitárias nesta terça (19)

Foto: Pixabay/CCA Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados discute nesta terça-feira (19) a atual situação das rádios comunitárias no Brasil e as medidas necessárias para o fortalecimento do setor.

“A aprovação da Lei das Rádios Comunitárias pelo Congresso Nacional, em 1998, veio em resposta a uma demanda da sociedade pela democratização do acesso aos meios de comunicação”, explica o deputado Luiz Couto (PT-PB), que pediu a realização do debate. 

“Passados quase 20 anos da sua promulgação, a lei propiciou a operação de mais de quatro mil emissoras no País. Esse número, porém, oculta uma realidade preocupante: as dificuldades de sustentabilidade do setor”, afirma Couto.

Segundo o parlamentar, restrições legais à captação de patrocínio, sobre a forma de acordo cultural, impedem o avanço mais efetivo da radiodifusão comunitária no País. Além disso, Luiz Couto reclama da morosidade do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações na tramitação de processos de outorga e renovação de radiodifusão comunitária. 

“A complexidade desse problema adquiriu contornos ainda mais graves nos últimos meses, quando o ministério paralisou a análise das outorgas de emissoras comunitárias, sob o argumento de reestruturação administrativa da pasta e de redefinição das políticas públicas na área de comunicação”, afirma o deputado. “Essa situação gerou um clima de insegurança entre os radiodifusores”, lamenta.

Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto, entre outros:
– o ministro da Ciência, Tecnologia, Gilberto Kassab;
– o coordenador-executivo da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço Brasil), Geremias dos Santos; e 
– a coordenadora-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Renata Mielli. 

Confira a lista completa de convidados.

A audiência será realizada a partir das 15 horas, em local a definir.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo