Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Delegados de São Paulo participam do 36º Congresso Nacional dos Jornalistas

Delegados de São Paulo participam do 36º Congresso Nacional dos Jornalistas


 

delegadosfenaj2014

 

No último domingo, dia 6, delegados representando jornalistas de todo o Brasil, participaram da atividade de encerramento do 36º Congresso Nacional dos Jornalistas, que se iniciou no dia 2, em Maceió, Alagoas.

 

Os representantes de Estado de São Paulo, eleitos em assembleia, foram Marcia Quintanilha, secretária de Sindicalização do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), Edvaldo de Almeida, secretário adjunto do Interior e Litoral, Clélia Cardim (Telé), secretária de Ação e Formação Sindical, Paulo Zocchi, secretário Jurídico e Assistencial, Fabiana Caramez, secretária adjunta do Interior e Litoral, Flávio Carrança, Comissão de Jornalistas Pela Igualdade Racial (Cojira) e Michele Costa, jornalista da Câmara Municipal de Campinas.

Com o tema “O Jornalismo, o Jornalista e a Democracia”, os participantes enfatizaram, seu entendimento de que a democracia é um valor estratégico em todas as suas dimensões: a política, a econômica e a social. Varrer definitivamente os vestígios da ditadura da vida nacional é essencial para fortalecer o caminho democrático, como evidenciou o combativo ato realizado em Maceió, com importantes depoimentos dos jornalistas Pinheiro Salles, preso e torturado pelo regime, e Audálio Dantas, ex-presidente da FENAJ que, a frente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, em 1975, liderou a luta pela responsabilização do Estado pela morte de Vladimir Herzog.

Em quatro dias de trabalho, marcados pelo debate livre, democrático e plural, os participantes, vindos de todas as regiões do país, analisaram os problemas e desafios atuais dos jornalistas, tomando decisões para nortear a ação da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), em defesa das condições de vida e trabalho da categoria e suas iniciativas no cenário nacional. Para Celso Schorder, presidente da Fenaj, “este foi um dos melhores congressos que tivemos nos últimos tempos”.

Foto – Da esquerda para direita: Edvaldo, Telé, Fabiana, Paulo, Márcia, Flávio e Michele. Divulgação/FENAJ

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo