Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Defensoria Pública de São Paulo lança cartilha para combater o machismo

Defensoria Pública de São Paulo lança cartilha para combater o machismo


Documento “Vamos falar sobre masculinidade” fala sobre violência doméstica e Lei Maria da Penha, e orienta sobre serviços de acolhimento


A Defensoria Pública de São Paulo lançou, na semana passada, a cartilha Vamos falar sobre masculinidade?, que traz orientações sobre como combater o machismo na sociedade. Em entrevista ao repórter Jô Miyagui, da TVT, a defensora pública e coordenadora auxiliar do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, Yasmin Pestana, explica que a cartilha mostra que o machismo é tão presente no cotidiano que as pessoas praticamente não se dão conta e nem admitem que o praticam.

“A gente tentou abordar um pouco isso, de como o machismo acaba induzindo os homens aos padrões, como por exemplo, ter de controlar a roupa da mulher”, afirma. “Então, você reduz a humanidade dos homens e cria a perspectiva do homem violento. Por isso, na parte inicial da cartilha, a gente questiona ‘o que é ser homem'”.

O documento fala sobre violência doméstica e Lei Maria da Penha, e orienta sobre serviços de acolhimento. Yasmin conta que os homens, público-alvo da campanha, poderão refletir sobre sua conduta. “As mulheres já discutem isso, por causa do feminismo. Agora é tentar ter homens dispostos a discutir isso, porque o machismo atinge a parceira, a irmã e até as mães.”

Baixe e compartilhe a cartilhe

 

Assista a reportagem clicando aqui

Escrito por: Redação – Rede Brasil Atual

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo